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dc.contributor.authorSilva, Gláuco Almeida-
dc.date.accessioned2023-12-07T11:40:33Z-
dc.date.available2023-12-07T11:40:33Z-
dc.date.issued2023-11-29-
dc.identifier.otherCDD 658.515-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30466-
dc.descriptionSILVA, Gláuco Almeida. Endomarketing e satisfação no trabalho: O caso dos colaboradores de uma empresa do setor calçadista em Campina Grande - PB. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo identificar quais práticas de endomarketing contribuem para satisfação dos colaboradores de uma empresa do setor calçadista localizada em Campina Grande - PB. A presente pesquisa partiu do conceito de endomarketing e tomou como base teórica as estratégias elencadas por Brum (2005) e as dimensões da satisfação no trabalho apontadas por com Locke (1969). Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva que se utilizou de dados secundários e primários. Os dados secundários foram coletados por meio de revisão da literatura. No que se refere os dados primários esses foram coletados por meio de entrevista semiestruturada aplicada ao gestor de recursos humanos e questionário enviado eletronicamente para os funcionários do setor de Misturas. Os dados demonstram que a empresa está seguindo uma rota promissora, na qual a reflexão constante e ações estratégicas podem não apenas melhorar o ambiente de trabalho, mas também reforçar os laços entre a organização e seus colaboradores. Isso resulta em um ambiente mais produtivo, estimulante e recompensador para todos os envolvidos. Diante o exposto conclui-se que as práticas de endomarketing vigentes na empresa em estudo (incentivo aos estudos, programa de participação de resultados, programa cegonha, brinde de aniversário, day off de aniversário, área de lazer, treinamento, dia "D", alpa card, entre outras.) contribuem para a satisfação dos funcionários nos seguintes fatores listados por Locke (1969): reconhecimento das necessidades dos funcionários, comunicação eficaz, motivação e incentivos, autonomia e liberdade. No entanto, se houver um fator de insatisfação evidente nos funcionários, é crucial observar e destacar a ausência ou insuficiência de autonomia e liberdade no ambiente de trabalho, caso seja uma questão apontada pelos colaboradores como um ponto de insatisfação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof. Me. Dayanna dos Santos Costa Macielpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectSetor calçadistapt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.titleEndomarketing e satisfação no trabalho: o caso dos colaboradores de uma empresa do setor calçadista em Campina Grande - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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