Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30473
Título: Ensino híbrido: perspectivas, desafios e contribuições na implementação da metodologia sala de aula invertida
Autor(es): Silva, Gabriel Fernando
Palavras-chave: Ensino híbrido
Sala de Aula Invertida (SAI)
Ensino de matemática
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC's)
Data do documento: 7-Dez-2023
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo principal analisar a viabilidade de implementação de um modelo de ensino híbrido em uma escola pública de ensino regular utilizando a metodologia sala de aula invertida. De acordo com os autores Bacich; Tanzi Neto e Trevisani (2015), no modelo de ensino híbrido as tecnologias digitais proporcionam aos professores e alunos o melhor do espaço físico e virtual, de maneira a favorecer o processo de ensino e aprendizagem, ampliando o espaço da sala de aula e transformando a educação convencional. A fim de analisarmos a viabilidade dessa proposta, aplicamos uma sequência didática envolvendo os conteúdos matemáticos “ângulos e triângulos” com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais em duas ocasiões. A primeira delas foi com a Turma 1 composta por uma turma de 8º da EJA da Escola Miguel Santa Cruz e a segunda com a Turma 2 composta por alunos do 8º ano da Escola Maria do Socorro Aragão, ambas localizadas na cidade de Monteiro-PB. Na primeira fase da pesquisa, realizada com a Turma 1, os resultados encontrados não se mostraram favoráveis devido às dificuldades encontradas com relação à falta de equipamentos tecnológicos na escola e a baixa participação dos alunos durante as atividades propostas, demostrando assim, a falta de interesse com a metodologia aplicada. Já na segunda fase da pesquisa, aplicada com a Turma 2, os resultados encontrados foram favoráveis. Os alunos se mostraram bastante participativos na execução das atividades propostas, dentro e fora da sala de aula, mostrando que a metodologia sala de aula invertida pode trazer resultados bem significativos na aprendizagem de conteúdos matemáticos, desde que algumas condições mínimas estejam presentes, tais como: propostas que motivem a participação dos alunos, melhores condições de infraestrutura nas escolas, maior qualidade e disponibilidade no acesso dos alunos à internet, cursos de formação para os docentes da escola, dentre outros. Por fim, concluímos que a implementação do ensino híbrido passa por uma combinação de fatores que incluem a participação e o envolvimento dos alunos, professores e da instituição escolar como um todo.
Descrição: SILVA, G. F. Ensino híbrido: perspectivas, desafios e contribuições na implementação da metodologia sala de aula invertida. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30473
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriel Fernando Silva.pdfPDF - Gabriel Fernando Silva1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito292.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.