Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30481
Título: Uma análise e revisão da literatura sobre a governança colaborativa entre 2000 a 2023 no contexto brasileiro
Autor(es): Araújo, Karla Maria Geovania Rodrigues de
Palavras-chave: Governança colaborativa
Inovação
Sustentabilidade
Transparência
Data do documento: 21-Nov-2023
Resumo: A governança colaborativa (GC) representa um modelo de interação fundamentado no consenso e na cooperação mútua dos colaboradores para a criação conjunta de resultados e resoluções. Ela constitui uma abordagem moderna para a administração de interesses da empresa e um meio eficaz de abordar questões complexas com sustentabilidade, equilíbrio de poder e prestação de contas. A compreensão dos aspectos relacionados à GC é de suma importância para alcançar os objetivos estratégicos e competitivos de organizações, regiões e seus respectivos sistemas. Tendo como cunho metodológico um trabalho quantitativo, bibliográfico, descritivo e bibliométrico. Este estudo tem como propósito apresentar uma visão geral das publicações sobre governança colaborativa cujo objetivo geral consiste em examinar a literatura, suas contribuições e possíveis falhas entre os anos (2000- 2023), utilizando a base de dados Web of Science (WOS), Google Scholar, Scielo, portal de periódicos CAPES e a biblioteca digital da USP. Além de verificar os princípios da bibliometria, com a (Lei de Lotka, Brandford e Zipf), realizando uma análise detalhada dos principais artigos e contribuições que têm moldado e enriquecido o conceito de GC nesses anos. Observando um aumento significativo no número de publicações ao decorrer das décadas, destacando a crescente relevância desse tema nas pesquisas acadêmicas a partir do ano de 2017 a 2023. Essa tendência está especialmente relacionada a tópicos como inovação, inclusão, confiança, transparência e redes de colaboração nas empresas, tendenciando boas práticas a partir do método ESG – Environmental, Social and Governance, focando principalmente no setor público, minimizando gargalos do poder e solucionando conflitos sustentáveis e ambientais com vários países. Evidenciando assim que, a Governança colaborativa vem se atualizando cada vez mais nas organizações, tirando-as da tradicionalidade e se renovando com a geração Z e os conceitos. Em suma, os resultados deste estudo fornecem uma orientação para futuras pesquisas e para o aprofundamento das discussões sobre a governança colaborativa de forma que a controladoria busque formas de implementações inovadoras nas instituições com melhor alinhamento de boas práticas de gestão, com foco em objetivos coletivos.
Descrição: ARAÚJO, Karla Maria Geovania Rodrigues de. Uma análise e revisão da literatura sobre a governança colaborativa entre 2000 a 2023 no contexto brasileiro. 2023. 23f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30481
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Karla Maria Geovania Rodrigues de Araújo.pdfPDF - Karla Maria Geovania Rodrigues de Araujo467.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO - KARLA MARIA GEOVANIA RODRIGUES DE ARAÚJO (1).pdfPDF - Termo de depósito212.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.