Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30500
Título: Ensino-aprendizagem do Binômio de Newton no ensino médio na cidade de Prata-PB: dificuldades, livros didáticos, reflexões e possibilidades
Autor(es): Silva, Hélen Cristina Lima
Palavras-chave: Binômio de Newton
Livro didático
Ensino-aprendizagem
Estágio supervisionado (Curso de Matemática)
Data do documento: 16-Nov-2023
Resumo: Esse estudo partiu da percepção de dificuldades relacionadas ao ensino-aprendizagem do Binômio de Newton no Ensino Médio na cidade de Prata-PB em intervenções ocorridas durante o Estágio Supervisionado. Refletindo sobre tais dificuldades, envolvemo-nos na tentativa de compreender a situação presenciada, para que pudéssemos pensar possibilidades alternativas para contribuir com tal realidade. Para isso, foi realizada uma investigação do tipo qualitativa e de campo, utilizando-se de recursos tais como revisões, análises e questionários. Em um primeiro momento foi realizada uma revisão de literatura para encontrarmos o que estava sendo discutido acerca do tema, na sequência realizamos uma pesquisa bibliográfica, encontrando-nos com os autores Antônio Pinheiro de Araujo (1992), Gert Schubring (2003) e João Bosco Pitombeira de Carvalho (2008), à luz dos quais realizamos uma análise nos livros didáticos, Matemática: Contexto e Aplicações e Novo Olhar: Matemática, da escola campo de estágio. Por fim, a partir de uma pesquisa de campo procuramos compreender mais inteiramente a realidade percebida anteriormente durante o Estágio Supervisionado, para que pudéssemos discorrer acerca de possibilidades para contribuir com a superação de dificuldades relacionadas ao ensino-aprendizagem do Binômio de Newton. Inicialmente, olhávamos para as dificuldades dos alunos durante as aulas de intervenção do Estágio Supervisionado, quando percebemos que tais dificuldades talvez pudessem estar relacionadas, também, com a ausência do livro didático. Os resultados obtidos apontam que há forte ausência do livro didático na sala de aula de matemática Partindo desses resultados alcançados procuramos tecer reflexões e melhoramentos no que se refere ao ensino-aprendizagem do Binômio de Newton, bem como de Matemática, enfatizando para isso, a importância do livro didático e alternativas metodológicas.
Descrição: SILVA, Hélen Cristina Lima. Ensino-aprendizagem do Binômio de Newton no Ensino Médio da cidade de Prata-PB: dificuldades, livros didáticos, reflexões e possibilidades. 2023. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30500
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hélen Cristina Lima Silva.pdfPDF - Hélen Cristina Lima Silva1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito213.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.