Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30502
Título: Barreiras na implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no ensino-aprendizagem dos cursos de Ciências Contábeis: uma análise com os docentes da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Araújo. Vitoria Ribeiro
Palavras-chave: Ciências Contábeis
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Educação sustentável
Ensino e aprendizagem
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: Este estudo tem como objetivo averiguar o levantamento dos docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sobre as barreiras para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no ensino-aprendizagem do curso de Ciências Contábeis. Assim, para atingir tal objetivo, utilizou-se de procedimentos metodológicos, no qual a pesquisa se enquadra como pesquisa descritiva e quali-quanti, com aplicação de 20 questionários aos docentes que ensinam nos cursos de Ciências Contábeis na Universidade Estadual da Paraíba, que foram analisados por meio da estatística descritiva. Os resultados apontaram que os docentes analisados possuem, em sua maioria, nível de conhecimento intermediários sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), porém que os ODS não são mencionados nas ementas das disciplinas que ensinam. Adicionalmente, a falta de capacitação para atividades relacionadas ao tema, a dificuldade em integrar os ODS nas ementas, a percepção dos benefícios, a aplicabilidades é ambígua, a sobrecarga de atividades e a falta de tempo são citadas como razões para não discutir os ODS nos cursos de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba. Por outro lado, os docentes consideram os assuntos relacionados aos ODS são relevantes, mas apontam a falta de apoio institucional e financeiro para incluí-los nas ementas, tornando-as rígidas. A falta de exigência das Diretrizes Curriculares Nacionais não é vista como uma barreira. Não há demanda do mercado, e a falta de materiais robustos sobre a temática não é um problema identificado. Conclui-se que as condições vistas como barreiras pelos docentes devem ser pauta de discussão pela UEPB, bem como, maiores atenções a promoção da capacitação aos docentes para que haja efetiva promoção dos ODS na Universidade.
Descrição: Araújo. Vitoria Ribeiro. Barreiras na implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no ensino-aprendizagem dos cursos de Ciências Contábeis: uma análise com os docentes da Universidade Estadual da Paraíba. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30502
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito84.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Vitória Ribeiro Araújo.pdfPDF - Vitória Ribeiro Araújo687.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.