Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30510
Título: Uma análise comparativa dos fundos previdenciários do município de João Pessoa, PB. Um estudo de caso no período de 2020 e 2021
Autor(es): Ferreira, Paula Danielly Oliveira
Palavras-chave: Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)
Equilíbrio financeiro
Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)
Sustentabilidade financeira (Município)
Data do documento: 8-Dez-2023
Resumo: O presente estudo teve como objetivo comparar os fundos previdenciários do Município de João Pessoa - PB, entre os anos de 2020 e 2021. A metodologia utilizada é classificada quantos aos objetivos como uma pesquisa descritiva e comparativa, à abordagem, como qualitativa, e, no que refere aos procedimentos, trata-se de um estudo de caso e de análise documental. Os resultados alcançados mostraram que o fundo previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do município de João Pessoa - PB (IPMJP) apresenta sustentabilidade a curto e longo prazo. Entretanto, o fundo financeiro não apresenta equilíbrio financeiro e nem atuarial, o que aciona um alerta para a necessidade de aportes financeiros pelo ente municipal.
Descrição: FERREIRA, P. D. O. Uma análise comparativa dos fundos previdenciários do município de João Pessoa, PB. Um estudo de caso no período de 2020 e 2021. 2023. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação Ciências Contábeis) - Universidade estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30510
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paula Danielly Oliveira Ferreira.pdfPDF - Paula Danielly Oliveira Ferreira989.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito233.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.