Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30519
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rezende, Vitória Évila de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-11T11:44:39Z | - |
dc.date.available | 2023-12-11T11:44:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
dc.identifier.other | CCD B869.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30519 | - |
dc.description | REZENDE. Vitória Évila de Oliveira. Pôr do sol, formigas e ratos: uma análise da recepção de contos de Lygia Fagundes Telles. 2023. 136f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A literatura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos. Nesse sentido, o método recepcional apresenta-se como um importante aliado no processo, uma vez que estimula o rompimento do horizonte de expectativas dos leitores, estimulando-os a reverem suas convicções e desafiando-os a ultrapassarem suas próprias limitações de leitura. Posto isso, indagou-se nessa pesquisa: como despertar o interesse pela leitura nos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juvenal Bernardino Filho por meio de aulas de literatura baseadas no método da Estética da Recepção? A presente pesquisa tem como objetivo geral proporcionar uma experiência de leitura dos contos "Venha Ver o Pôr do Sol", "As Formigas" e "Seminário dos Ratos" de Lygia Fagundes Telles para os alunos do 7º ano. Para tanto, trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica, com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu através dos seguintes instrumentos: questionários, aplicação de propostas didáticas, bem como, diário de campo. Os fundamentos teóricos que embasam a relação do leitor com os textos selecionados incluem autores como Jauss, Zilberman, entre outros. Os resultados obtidos indicam que a falta de motivação para a leitura diminuiu e que é possível promover uma experiência significativa com a literatura utilizando o método da Estética da Recepção com os contos de Lygia Fagundes Telles. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Maria Karoliny Lima de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Contos | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Recepção | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Lygia Fagundes Telles | pt_BR |
dc.title | Pôr do sol, formigas e ratos: uma análise da recepção de contos de Lygia Fagundes Telles | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Vitória Évila de Oliveira Rezende | PDF - Vitória Évila de Oliveira Rezende | 9.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 412.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.