Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3051
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Crisley Vieira de-
dc.date.accessioned2014-03-12T00:15:38Z-
dc.date.available2014-03-12T00:15:38Z-
dc.date.issued2014-03-11-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3051-
dc.descriptionSOUSA, C. V. de. Dificuldades no ensino-aprendizagem da Matemática no 9º ano do ensino fundamental na E. E. F. Coriolano de Medeiros (Patos - PB). 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.pt_BR
dc.description.abstractÉ sabido que a disciplina Matemática se impõe como uma barreira para muitos alunos. Na prática docente, observa-se um contrassenso entre os diferentes discentes do Ensino Fundamental com relação à disciplina: as dificuldades de aprendizagem apresentadas por alguns e a afinidade demonstrada por outros. Posto que essa contradição se faça presente, a maioria reconhece seu valor tanto no contexto escolar como na sociedade. Com essa compreensão, este trabalho foi realizado com o objetivo de investigar as dificuldades de aprendizagem em Matemática no 9º Ano do Ensino Fundamental, turno vespertino, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coriolano de Medeiros, na cidade de Patos (PB). A pesquisa desenvolvida foi do tipo quantitativa e qualitativa; o instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário. Como resultado, foi possível observar que há o desinteresse pela disciplina. Tal fato é consequência de diversos obstáculos provenientes de uma metodologia educacional tradicional, centrada no professor, e que não possui uma relação efetiva com a realidade, dificultando sua aplicabilidade no campo prático, nas ações cotidianas. Diante dessa situação, pode-se afirmar que metodologias inovadoras podem ser utilizadas pelo professor para despertar o interesse do aluno em aprender. Dentre as mesmas, as mais divulgadas no meio educacional da atualidade são os softwares educativos e os jogos matemáticos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Francisca Wilma Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleDificuldades no ensino-aprendizagem da Matemática no 9º ano do ensino fundamental na E. E. F. Coriolano de Medeiros (Patos - PB)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Crisley Vieira de Sousa.pdf9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.