Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30524
Título: Eles escolheram o dia: motivações, esperanças e sonhos nas narrativas de estudantes da EJA da zona rural do município de Iguaracy-PE
Autor(es): Santos, Sabrina da Silva
Palavras-chave: Narrativas; Educação de Jovens e Adultos (EJA); História de vida
Data do documento: 9-Dez-2023
Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar uma discussão acerca das motivações que levam os alunos da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) a retornarem à escola, estabelecendo como corpus de pesquisa as constatações subjetivas de um grupo de alunos dos Módulos Finais III e IV, equivalentes à 4ª fase do Ensino Fundamental (8º e 9º ano), da E. M. Profa. Judite Bezerra da Silva, turma localizada no Sítio Caroá, zona rural do Distrito de Jabitacá, Município de Iguaracy-PE. Buscou-se investigar, através da recolha e análise de narrativas escritas pelos referidos alunos, quais os principais anseios, motivações e expectativas apresentadas pelos estudantes, de modo a estabelecer diálogos com uma concepção da educação enquanto direito humano, conforme postulada por Paulo Freire, Ernst Bloch, e outros. Efetuada a análise do corpus, constatou-se que a maioria dos alunos apresenta histórias similares, evidenciando a esperança de um futuro melhor, assim como o desejo de corresponder às exigências do mercado de trabalho. Além disso, evidenciou-se como principal motivação do retorno à escola o impulso por “crescer na vida”, movido pelo desejo de realização profissional e humana, frente às dificuldades que os fizeram abandonar precocemente os estudos.
Descrição: SANTOS, S. S. Eles escolheram o dia: motivações, esperanças e sonhos nas narrativas de estudantes da EJA da zona rural do município de Iguaracy-PE. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30524
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sabrina da Silva Santos.pdfPDF - Sabrina da Silva Santos1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito244.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.