Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30525
Título: Uso de imagens e ilustrações para a construção do conhecimento geográfico
Autor(es): Dantas, Sylmara Malkovich Batista
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Imagens e ilustrações
Recursos metodológicos
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: Neste presente artigo a discussão gira em torno das imagens e ilustrações, como instrumentos que facilitam a construção de conhecimentos geográficos, especificamente, a partir do cotidiano e vivência dos estudantes. Sendo assim, trata-se de um recurso que estimula o olhar analítico e facilitador para a compreensão do conteúdo através desse aporte. Portanto, as vivências e experiências tornam-se um ponto fundamental para a utilização de imagens e ilustrações e dos resultados almejados nos conteúdos de Geografia, aplicados no ensino fundamental e médio, para a construção de tais conhecimentos. Os discentes da Escola cidadã integral Cassiano Ribeiro Coutinho, turmas do terceiro ano do ensino médio foram escolhidos para participar da pesquisa. Este se mostraram favoráveis às indagações sobre as imagens e ilustrações como ferramenta que auxiliam no processo de compreensão do conteúdo e aprovam o uso destes recursos no processo de ensino-aprendizagem. Para a fundamentação teórica utilizamos os trabalhos de Cavalcanti (2011), Antônio Filho (2011), Lima e Girão (2013), Jesus et al (2019), Pires e Cavalcanti (2020), Frasson (2021), entre outros autores. Diante dos resultados da pesquisa foi possível compreender a visão dos estudantes acerca do uso metodológico das imagens e ilustrações e confirmar o potencial desses recursos para a construção do olhar geográfico e enriquecimento de conhecimentos.
Descrição: DANTAS, Sylmara Malkovich Batista. Uso de imagens e ilustrações para a construção do conhecimento geográfico. 2023. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30525
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sylmara Malkovich Batista DantasTCC - Sylmara Malkovich Batista Dantas1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito665.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.