Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30526
Título: Estratégias de relativização no português brasileiro: usos na modalidade oral por falantes monteirenses
Autor(es): Silva, Ellen Flavianny dos Santos
Palavras-chave: Teoria funcionalista
Relativização
Estratégias de relativização
Português brasileiro
Oralidade
Data do documento: 8-Dez-2023
Resumo: Este trabalho é baseado na teoria funcionalista e tem como tema central o processo de relativização no Português brasileiro. O objetivo geral é analisar as estratégias de relativização na modalidade oral de informantes monteirenses a partir da vertente funcionalista, já os específicos são: descrever os tipos de estratégias de relativização mais utilizados, comparar as estratégias de relativização utilizadas entre moradores urbanos e rurais e averiguar os princípios funcionalistas que se aplicam às orações relativas. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e apresenta uma abordagem descritiva e explicativa. O corpus é constituído de dados orais retirados do ColingPB - Corpus Linguístico da Paraíba, do qual selecionamos as entrevistas dos moradores da cidade de Monteiro-PB, para análise. Como contribuições teóricas, utilizamos Neves (2018), Bispo (2014), Kenedy (2014), Santos (2018), entre outros autores que abordam o fenômeno da relativização. Nossos resultados apontam para a predominância das estratégias padrão, bem como a utilização de outros tipos de estratégias que não se encaixam nos três tipos já consolidados pelos linguistas. Além disso, foi possível diferenciar o modo como os moradores rurais e urbanos elaboram suas construções relativas e compreender algumas motivações que regem o uso das estratégias de relativização.
Descrição: SILVA, E. F. S. Estratégias de relativização no português brasileiro: usos na modalidade oral por falantes monteirenses. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30526
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ellen Flavianny dos Santos Silva.pdfPDF - Ellen Flavianny dos Santos Silva656.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito179.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.