Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30528
Título: O ensino remoto emergencial e a sua (in) eficácia nos anos finais do Ensino Fundamental
Autor(es): Silva, Paulo César da
Palavras-chave: Ensino remoto
Recursos tecnológicos
Covid-19
Ensino e aprendizagem
Data do documento: 11-Dez-2023
Resumo: Nos anos de 2020 e 2021 vivemos um período de distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19 e, partindo dessa premissa, essa pesquisa apresenta dados sobre a (in) eficiência do ensino remoto, nas turmas do Ensino Fundamental - Anos Finais de uma escola integrante da Rede Municipal de Ensino, no município de São João do Tigre-PB. Então, devido as consequências causadas pela Covid-19 na área da educação, especificamente na mudança repentina na maneira de ministrar as aulas, que foi através do ensino remoto, porque não podíamos ministrar aulas presenciais e sim, aulas remotas. Com isso, objetivamos analisar metodologias que foram utilizadas nos resultados do ensino remoto das turmas do 6º ao 9º ano. Outro ponto importante foi identificar quais ferramentas didático-pedagógicas foram utilizadas no ensino remoto nestas turmas. Também consideramos importante avaliar se essas ferramentas contribuíram ou não para a eficácia do processo de ensino aprendizagem e, por fim, investigar quais as principais dúvidas os professores apresentaram durante o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação — TDICs. E para levantamento dos dados dessa pesquisa, a qual é considerada qualitativa, explicativa e de campo, deu-se preferência ao uso de questionário via Google Forms, que contou com a colaboração de 8 professores, sendo 6 efetivos e 2 contratados, que lecionaram nos anos de 2020 e 2021, nas turmas do Fundamental II, na escola campo da pesquisa, no município de São João do Tigre-PB. Para dar suporte a pesquisa, foi utilizado como referencial teórico Bacic, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Moran (2015), Batista (2017), e como fontes de análises utilizou-se algumas leis sobre o período de pandemia como a Portaria nº 2 do Conselho Nacional de Educação (2020), Parecer nº 5, do Conselho Nacional de Educação (2020), Resolução nº 120, do Conselho Estadual de Educação do Estado da Paraíba (2020), Decreto Municipal de São João do Tigre-PB, nº 5 (2020), entre outras revisões bibliográficas que deram sua contribuição ao trabalho. Ao final da coleta de dados percebeu-se que, apesar da utilização das TDICs durante as aulas do ensino remoto, os resultados ao final dos anos letivos não foram satisfatórios em relação ao ensino aprendizagem. Outra informação de relevância que surgiu durante as respostas obtidas foi a de que grande parte do corpo discente não dispunha de equipamentos tecnológicos que pudessem ser utilizados durante as aulas síncronas e assíncronas. Ficou evidenciado nas respostas dos colaboradores que a não realização de uma formação mais específica para a utilização de recursos tecnológicos também pode ter influenciado nesse resultado.
Descrição: SILVA, P. C. O ensino remoto emergencial e a sua (in) eficácia nos anos finais do Ensino Fundamental. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30528
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo César da Silva.pdfPDF - Paulo César da Silva806.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito308.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.