Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30529
Título: Particípios nominais e verbais: a funcionalidade dos particípios em notícias do Jornal G1 Paraíba
Autor(es): Melo, Pedro Dominyck Lira Freire de
Palavras-chave: Particípio nominal
Sintagma verbal
Semântica
Morfossintaxe
Data do documento: 10-Dez-2023
Resumo: O presente trabalho trata da problemática que envolve os particípios nominais e verbais, voltando-se à associação das características destes particípios, dado o conflito existente entre as suas identificações e diferenciações como forma nominal ou verbal. Temos como objetivos: identificar os traços morfossintáticos e semânticos que diferenciam os particípios nominais e verbais; verificar as funções morfossintáticas dos particípios; e analisar como se dá a empregabilidade destes particípios em uma construção da voz passiva. Desta forma, com o intuito de alcançarmos estes objetivos, o corpus escolhido é formado por notícias divulgadas no site do Jornal G1 – Paraíba. Quanto à metodologia, esta tem cunho qualitativo-documental, contendo uma abordagem explicativa e descritiva. Para a fundamentação teórica, baseamo-nos em Perini (2010), Torres Morais (1988), Bagno (2011), Ferrarezi Jr e Teles (2008), entre outros, os quais discutem a relação na qual o particípio é identificado como adjetivo ou verbo nas estruturas em que são encontrados. Por fim, foi possível identificar três tipologias de particípios, das quais uma é estritamente nominal (particípio nominal); outra, estritamente verbal (particípio verbal) e, por fim, um tipo que marca função nominal e verbal simultaneamente (particípio verbinominal).
Descrição: MELO, P. D. L. F. Particípios nominais e verbais: a funcionalidade dos particípios em notícias do Jornal G1 Paraíba. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30529
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Dominyck Lira Freire de Melo.pdfPDF - Pedro Dominyck Lira Freire de Melo620.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito194.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.