Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30530
Título: Escritas e histórias de mulheres intelectuais no baixo medievo
Autor(es): Silva, Rafaela Barbosa da
Palavras-chave: Idade Média
Mulheres
Intelectuais
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: As mulheres intelectuais ao longo da história foram em grande medida invisibilizadas, isso inclui também o meio acadêmico e, embora elas venham conseguindo, aos poucos, mais destaques, ainda não é o suficiente para desconstruir os diversos preconceitos acerca dos assuntos que as envolvem. Isto é particularmente pertinente em relação ao medievo, inclusive sobre as muitas intelectuais que viveram na Baixa Idade Média. Através de uma pesquisa historiográfica acerca do tema, pretendo abordar o importante papel e impacto desempenhado por algumas dessas mulheres através de suas obras, no caso Marguerite Porete, Juliana de Norwich e Christine de Pisan. Com o objetivo de demonstrar que essas narrativas “esquecidas” nos proporcionam novas perspectivas de compreensão sobre o próprio contexto, contrariando a ideia recorrente de que o único papel exercido pelas mulheres era o dos ofícios domésticos ou de serem ‘perseguidas’, o que não quer dizer que não houve tal fato, entretanto, bem além disso há também influência das mulheres em todos os setores, seja na medicina, filosofia, teologia, literatura, dentre tantas outras áreas. E por fim, demarcar que o feminino no medievo é uma parte fundamental e não apenas “optativa” da história e que continuar a negligenciá-la é aceitar e contribuir com a imagem deturpada acerca dos acontecimentos desse período e sobre as mulheres que nele viveram.
Descrição: SILVA, Rafaela Barbosa da. Escritas e histórias de mulheres intelectuais no baixo medievo: Marguerite Porete, Juliana de Norwich e Christine de Pisan. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30530
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rafaela Barbosa da SilvaTCC - Rafaela Barbosa da Silva250.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito654.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.