Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30532
Título: O processo de emancipação política do município de Serra da Raiz - PB
Autor(es): Serafim, Gisleide da Guia
Palavras-chave: Território
Serra da Raiz-PB
Emancipação Política
Data do documento: 25-Ago-2023
Resumo: O presente trabalho de pesquisa, vem discorrer sobre a temática do “Processo de Emancipação Política do município de Serra da Raiz-PB”. Nossas análises englobam desde o período de crescimento econômico da vila no final do século XIX até o ano de 1959 – ano em que foi aprovado o projeto de lei que determinou a emancipação política de Serra da Raiz-PB. Esse recorte temporal nos possibilita compreender de que modo os entraves políticos, as disputas territoriais e as lutas discursivas influíram na formação do município citado. Como objetivo geral temos: analisar os conflitos e lutas das oligarquias locais pelo território da Copaóba durante o século XIX, e como se deu a obtenção da autonomia política de Serra da Raiz. Nossa pergunta problema se constrói em: “Quais os caminhos e desafios enfrentados por uma cidade pequena que busca sua liberdade política e econômica? ”. No que se refere aos aspectos teórico-metodológicos que nortearam o trabalho foram a pesquisa com base bibliográfica e documental, buscamos estabelecer diálogos com os autores na perspectiva de uma geografia política, bem como na análise de documentos que registram as transformações do território que hoje é o município de Serra da Raiz. O trabalho desmembra-se em três capítulos no item referencial teórico; na metodologia que discorre os métodos de pesquisa; na análise dos resultados e por fim nas considerações finais.
Descrição: SERAFIM, Gisleide da Guia. O processo de emancipação política do município de Serra da Raiz - PB. 2023. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30532
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gisleide da Guia SerafimTCC - Gisleide da Guia Serafim502.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito422.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.