Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30533
Título: "Calvin e Haroldo" no Ensino Médio Integrado: proposituras educativas na disciplina Projeto de Vida
Autor(es): Santana, Calvin José de
Palavras-chave: Ensino Médio Integrado
Projeto de Vida
Histórias em Quadrinhos
Calvin e Haroldo
Data do documento: 1-Dez-2023
Resumo: No contexto educacional contemporâneo, marcado pela busca constante de métodos inovadores no processo de ensino e aprendizagem, o Ensino Médio Integrado destaca-se pela ênfase na interdisciplinaridade e na formação integral do estudante. Nesse cenário, as histórias em quadrinhos ganham relevância como ferramenta pedagógica, capaz de envolver os estudantes e estimular reflexões profundas sobre diversos temas. Este estudo concentra-se no potencial educativo das histórias em quadrinhos protagonizadas por Calvin e Haroldo, criadas por Bill Watterson, no âmbito do Ensino Médio Integrado, especificamente na disciplina de Projeto de Vida. O que nos levou a buscar em sua construção central que orienta a pesquisa é a identificação de quais maneiras as Histórias em Quadrinhos do Calvin e Haroldo contribuem para as práticas educativas na disciplina Projeto de Vida no Ensino Médio Integrado. Este estudo tem como objetivo as discussões sobre as contribuições das Histórias em Quadrinhos do Calvin e Haroldo para a disciplina Projeto de Vida no Ensino Médio Integrado. Apresentamos como questão norteadora de pesquisa, como as Histórias em Quadrinhos do Calvin e Haroldo contribuem para as práticas educativas na disciplina Projeto de Vida no Ensino Médio Integrado? Na busca de responder às indagações deste estudo, buscamos refletir à luz dos seguintes autores: Luyten (1985), Vergueiro (2009), Barbosa et al. (2017), Barros (2017), Duarte e Barros (2023) para discutir o contexto das Histórias em Quadrinhos na educação. Para discutirmos Ensino Médio Integrado e Projeto de Vida, usamos como referências Araújo, et al. (2008), Ramos (2008), Rodrigues; Gouveia e Filho (2022). Desta forma, no desenvolvimento do estudo, buscamos uma abordagem qualitativa em educação, tendo inicialmente uma característica exploratória, posteriormente bibliográfica e por fim, assume a característica da pesquisa pedagógica, para a pesquisa educacional analisamos e aprofundamos ideias sobre o comportamento dos educadores, desde o seu pensamento até o contexto em que se desenvolve, bem como métodos de ensino mais adequados. Portanto, ao longo do estudo, destacamos como as aventuras de Calvin e Haroldo vão além do entretenimento, tornando-se um meio eficaz de promover reflexões, debates e aprendizagens significativas, contribuindo assim, para a formação integral dos alunos no Ensino Médio Integrado.
Descrição: SANTANA, Calvin José de. "Calvin e Haroldo" no ensino médio integrado: proposituras educativas na disciplina projeto de vida. 2023. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30533
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Calvin José de SantanaTCC - Calvin José de Santana2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito212.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.