Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3053
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Danielly Cristiny Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-12T23:51:31Z | - |
dc.date.available | 2014-03-12T23:51:31Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-12 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 371.334 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3053 | - |
dc.description | MEDEIROS, D. C. A. de. O uso de simulações computacionais como um recurso multimidiático para melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Física. 2014. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho realiza um estudo diagnóstico sobre o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no Ensino de Física, com ênfase nas simulações computacionais e na abordagem da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Para isso foi selecionada uma escola da rede pública, Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Padre Jeronimo Lauwem, localizada na cidade de Santa Luzia-PB, para aplicação de questionário e estudo sistematizado sobre o tema da pesquisa. O público alvo foram professores e alunos do ensino médio que participaram de uma explanação e apresentação sobre o tema proposto e logo após realizaram o questionário. Essa pesquisa buscou examinar quais as metodologias, empregadas pelos professores de Física e qual conhecimento os alunos do nível médio possuem sobre o uso de simulações no ensino de Física. O resultado da pesquisa mostrou que o conhecimento dos professores e alunos sobre a temática abordada, está abaixo do que se esperava. Diante disso, é preciso motivar e capacitar os professores para desenvolverem metodologias que inovem o ensino e aperfeiçoem sua prática pedagógica, como também despertar no aluno a busca pelo conhecimento, interagindo a temática abordada com o seu cotidiano. A utilização das novas tecnologias pode dinamizar de forma significativa o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o uma ponte facilitadora do conhecimento. As simulações computacionais como material didático, assume grande importância no processo de ensino e aprendizagem, pois consegue interagir teorias, leis, fórmulas, conceitos e experimentos de maneira instigante. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ruth Brito de Figueiredo Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Simulações computacionais | pt_BR |
dc.subject | Informática na Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O uso de simulações computacionais como um recurso multimidiático para melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Física | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Danielly Cristiny Alves de Medeiros.pdf | 12.82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.