Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30557
Título: A construção do protagonismo feminino negro no romance Torto Arado, de Itamar Vieira Junior
Autor(es): Silva, Renan Pereira da
Palavras-chave: Racismo
Sexismo
Ancestralidade
Mulheres negras
Identidade
Data do documento: 28-Nov-2023
Resumo: Neste trabalho, a partir de uma perspectiva de resgate ancestral, interseccional e decolonial, e tendo em vista que o racismo e o sexismo são agentes diretos da coisificação e do silenciamento das mulheres negras, pretende-se analisar os processos de construção do protagonismo da mulher negra a partir das representações das personagens Bibiana, Belonísia e Santa Rita Pescadeira, de Torto Arado. Dessa forma, foram analisadas as construções dessas três personagens principais da obra, que também são narradoras de suas próprias histórias. A fim de avaliar como se da construção do protagonismo dessas personagens se dá na obra em questão, bem como evidenciar práticas que por muito tempo silenciaram as mulheres negras e sua cultura, e também apresentar a ancestralidade como instrumento de resgate de toda a história, como forma de resistir e sobreviver mediante difíceis contextos, destacando o protagonismo feminino negro e sua importância para a sociedade e para literatura de maneira geral. Este estudo parte de uma pesquisa qualitativa baseada na leitura e na análise das trajetórias das personagens e de suas narrativas de vida. Os resultados sugerem que as mulheres negras sempre possuíram uma enorme força para resistir, organizar-se e desenvolver formas e estratégias de ruptura de alguns padrões outrora sobrepostos a elas, seja de maneira individual ou coletiva, resistindo ao racismo e ao sexismo.
Descrição: SILVA, R. P. A Construção do protagonismo feminino negro no romance Torto Arado, de Itamar Vieira Junior. 2023. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Exatas, Monteiro, PB, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30557
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renan Pereira da Silva.pdfPDF - Renan Pereira da Silva518.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito64.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.