Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30559
Título: Um estudo sobre a atuação do controle Interno no município de Ingazeira-Pe
Autor(es): Silva, Maria Vitoria Freire da
Palavras-chave: Gerenciamento de processos
Controle interno contábil
Gestão pública
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo, conhecer a realidade do município de Ingazeira - PE, quanto ao uso do controle interno no gerenciamento dos processos internos. E como objetivos específicos caracterizar o perfil dos servidores que atuam no gerenciamento e no controle interno do município; verificar se o controle interno subsidia o gerenciamento dos processos internos. No tocante aos procedimentos metodológicos, este estudo se caracteriza como um estudo de caso, de caráter descritivo, com abordagem qualitativa. Os dados evidenciaram que os servidores possuem graduação, nas áreas de Administração, gestão pública e direito, e exercem a função em cargo comissionado a menos de quatro anos; o controle interno funciona de forma estruturada, implementado pela Lei 131/2009, possui sala própria e equipamentos adequados (mesas, cadeiras e computadores); o controle interno atua nos setores da tesouraria, recursos humanos, contabilidade e licitações; os processos são aplicados de forma fiscalizadora e preventiva na detecção de problemas, erros e irregularidades; e, como principais desafios enfrentados estão as pressões políticas, e interferências externas que podem comprometer a independência e objetividades do controle interno.
Descrição: SILVA, M. V. F. Um estudo sobre a atuação do controle interno no município de Ingazeira-Pe no ano de 2023. 2023. 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30559
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito592.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Maria Vitória Freire da Silva.pdfPDF - Maria Vitória Freire da Silva782.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.