Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30562
Título: A construção gramatical "que nem": uma abordagem à luz do funcionalismo
Autor(es): Farias, Andreza da Silva
Palavras-chave: Gramaticalização
Funcionalismo
Linguística funcional
Oralidade
Data do documento: 23-Nov-2023
Resumo: Nesta pesquisa, investigamos o processo de constituição da construção que nem na Língua Portuguesa e suas funções a partir de uma perspectiva funcionalista centrada no uso. Para tanto, foi realizado um estudo sincrônico, analisando-se os aspectos funcionais dessa construção nos dados de fala, de caráter dialogal, coletados do corpus CoLingPB, mais especificamente, nos municípios: Monteiro, Congo e Serra Branca. Este estudo baseou-se nos princípios da linguística funcional centrada no uso e na gramática de construções, a partir dos postulados de Oliveira e Rosário (2015) e Neves (2012, 2006), assim como os pressupostos teóricos da gramaticalização do “que nem”, presentes nos trabalhos de Cordeiro (2012), Vieira e Sousa (2019), Thompson, Oliveira e Rodrigues (2012) e Dias (2011). Sob a perspectiva quantitativa, evidenciamos que a forma que nem aparece com maior frequência nas falas dos informantes da zona rural, assim, associamos esse resultado ao fato de os informantes da zona rural possuírem um nível de escolaridade inferior aos da zona urbana. Pela ótica qualitativa, foi possível verificar as funções que a construção que nem assumiu dentro das ocorrências analisadas, sendo utilizada em estruturas comparativas, explicativas e conformativas. Ademais, constatamos que a construção que nem sofreu o que chamamos de processo de gramaticalização, adquirindo novas funções gramaticais e passando a integrar a rede de conectivos.
Descrição: FARIAS, A. A construção gramatical “que nem”: uma abordagem à luz do funcionalismo. 2023. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30562
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreza da Silva Farias.pdfPDF - Andreza da Silva Farias1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF- Termo de Depósito142.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.