Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30563
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Daniele Clemente-
dc.date.accessioned2023-12-12T01:12:19Z-
dc.date.available2023-12-12T01:12:19Z-
dc.date.issued2023-11-29-
dc.identifier.other21. ed. CDD 513.26-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30563-
dc.descriptionBARBOSA, D.C. Ensinar Frações no 6° Ano do Ensino Fundamental: uma reflexão a partir de estudos em educação matemática. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, PB, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral da presente pesquisa consistiu em analisar condições e restrições para o ensino da representação fracionária de números racionais no 6º ano do Ensino Fundamental. Para compreender a dinâmica entre condições e restrições foi realizada uma investigação no discurso presente em pesquisas sobre o tema. Nossa questão de investigação foi: quais as orientações das pesquisas em Educação Matemática para o ensino de frações no 6º do ensino fundamental? O estudo aqui abordado caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico dividido em duas etapas: a primeira consiste no levantamento de pesquisas e trabalhos que trataram da temática do ensino de frações e a segunda da análise desse material, na busca por identificar aspectos que possam revelar recomendações para o ensino de frações. Observamos que o discurso institucional nas pesquisas analisadas aponta para necessidade de abordar o conceito sob diferentes contextos e a partir de atividades que permitam aos estudantes fazer conexões entre os conceitos ligados à representação fracionária dos números racionais, especialmente o conceito de equivalência.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. José Luiz Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de fraçõespt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectNúmeros racionaispt_BR
dc.titleEnsinar frações no 6º ano do Ensino Fundamental: uma reflexão a partir de estudos em educação matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito903.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Daniele Clemente Barbosa.pdfPDF - Daniele Clemente Barbosa940.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.