Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30563
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Daniele Clemente | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-12T01:12:19Z | - |
dc.date.available | 2023-12-12T01:12:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 513.26 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30563 | - |
dc.description | BARBOSA, D.C. Ensinar Frações no 6° Ano do Ensino Fundamental: uma reflexão a partir de estudos em educação matemática. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, PB, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral da presente pesquisa consistiu em analisar condições e restrições para o ensino da representação fracionária de números racionais no 6º ano do Ensino Fundamental. Para compreender a dinâmica entre condições e restrições foi realizada uma investigação no discurso presente em pesquisas sobre o tema. Nossa questão de investigação foi: quais as orientações das pesquisas em Educação Matemática para o ensino de frações no 6º do ensino fundamental? O estudo aqui abordado caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico dividido em duas etapas: a primeira consiste no levantamento de pesquisas e trabalhos que trataram da temática do ensino de frações e a segunda da análise desse material, na busca por identificar aspectos que possam revelar recomendações para o ensino de frações. Observamos que o discurso institucional nas pesquisas analisadas aponta para necessidade de abordar o conceito sob diferentes contextos e a partir de atividades que permitam aos estudantes fazer conexões entre os conceitos ligados à representação fracionária dos números racionais, especialmente o conceito de equivalência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. José Luiz Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de frações | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Números racionais | pt_BR |
dc.title | Ensinar frações no 6º ano do Ensino Fundamental: uma reflexão a partir de estudos em educação matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 903.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
PDF - Daniele Clemente Barbosa.pdf | PDF - Daniele Clemente Barbosa | 940.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.