Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30564
Título: Função afim, consumo e consumismo sob a ótica da educação em direitos humanos
Autor(es): Santos, Lorena Nunes dos
Palavras-chave: Educação em direitos humanos
Consumo e consumismo
Função afim
Temas contemporâneos transversais (BNCC)
Data do documento: 26-Out-2023
Resumo: Consumir para sobreviver é um direito do ser humano, e na medida em que esse consumo de bens e serviços acontece de modo consciente, pode contribuir para o desenvolvimento econômico da sociedade na qual vivemos. No entanto, quando ocorre exageradamente, é denominado consumismo, problema que está diretamente relacionado ao surgimento, além de conflitos pessoais, das degradações ambientais, como por exemplo, a poluição. Nessa concepção, acreditamos que o papel da educação escolar é de contribuir para a formação de sujeitos conscientes de suas ações, especialmente compreendendo como tudo que ocorre na sociedade acontece de modo relacionado. Um conteúdo matemático que se faz demasiadamente importante para tal compreensão é o conteúdo de funções, especialmente se trabalhado associado aos Temas Contemporâneos Transversais na perspectiva da Educação em Direitos Humanos. Para isso, realizamos uma pesquisa do tipo qualitativa e bibliográfica por meio de análise de livros e artigos científicos acerca do tema, na tentativa de traçar estratégias para interligar a temática ao conteúdo de função afim. Ao final desta pesquisa, concluímos que o presente trabalho contribui para professores atuantes na Educação Básica repensarem suas práticas, e desse modo contribui também para as discussões acerca do ensino-aprendizagem na área da Educação Matemática.
Descrição: SANTOS, Lorena Nunes dos. Função afim, consumo e consumismo sob a ótica da educação em direitos humanos. 2023. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30564
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lorena Nunes dos Santos.pdfPDF - Lorena Nunes dos Santos11.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito267.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.