Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30569
Título: Análise econômico-financeira: um estudo de multicasos das empresas varejistas listadas no ranking Ibevar no período pré e pós pandemia
Autor(es): Teixeira, Vagner dos Santos
Palavras-chave: Demonstrações contábeis
Indicadores financeiros
Pandemia
Mercado varejista
Data do documento: 8-Dez-2023
Resumo: A análise das demonstrações contábeis e dos indicadores financeiros são vistas como ferramentas fundamentais na contabilidade, pois proporcionam uma visão detalhada através de um diagnóstico que contribui para um embasamento da situação econômica e financeira das empresas. A presente pesquisa tem por objetivo diagnosticar as alterações ocorridas nos indicadores econômico-financeiros das empresas listadas no Ranking IBEVAR, nos períodos pré e pós pandêmico. Para atingir o objetivo em questão, a metodologia utilizada foi à pesquisa descritiva, conduzida por meio de uma análise documental, e do estudo de multicasos realizados nas empresas do segmento varejista: Carrefour, Assaí, Magazine Luiza e Via Varejo no período de 2018 a 2022, onde os demonstrativos contábeis foram tirados do site da B3 (BOLSA BRASIL BALCÃO), e por meio dessas demonstrações, calculou-se os principais indicadores contábeis, e foi realizada a análise horizontal e vertical dos balanços e da demonstração do resultado, com intuito de atender ao objetivo proposto. Como resultados, verificou-se que no sentido financeiro, as empresas analisadas apresentaram resultados distintos acerca dos índices de liquidez. Ainda no sentido da análise financeira, foi possível detectar, com relação aos índices de Estrutura de Capitais, que entre as empresas analisadas apresentaram dentro de suas linhas de decisões financeiras a preferência em trabalhar com capital de terceiros, e em algumas empresas há a dependência total desses recursos, o que é perceptível na análise dos Indicadores de Rentabilidade, que apesar dos altos valores em vendas, o resultados foram inferiores ao esperado. Apesar de tudo, ficou claro que as empresas antes da pandemia, já eram grandes, e detinham uma boa parcela do mercado varejista, porém, durante a pandemia, tiveram um grande impulso e se estabilizaram no mercado, fazendo investimentos em tecnologia e desenvolvimento socioeconômico, movidas pela necessidade de atender a população reclusa em casa, o que gerou grandes faturamentos e crescimento financeiro.
Descrição: TEIXEIRA, V. S. Análise econômico-financeira: um estudo de multicasos das empresas varejistas listadas no ranking Ibevar no período pré e pós pandemia. 2023. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30569
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vagner dos Santos Teixeira.pdfPDF - Vagner dos Santos Teixeira853.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito151.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.