Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30572
Título: A matemática comercial na profissão da costureira: um estudo nos fabricos da cidade São João do Tigre - PB
Autor(es): Ferreira, Marcos de Araújo
Palavras-chave: Matemática financeira
Indústria têxtil
Costureiras
Data do documento: 11-Dez-2023
Resumo: No presente trabalho realizamos um estudo com as costureiras da cidade de São João do Tigre – Paraíba que objetivou evidenciar o uso conhecimentos da matemática comercial no dia a dia dessas profissionais. Uma das etapas da nossa pesquisa partiu de uma entrevista com as costureiras da região, mediada por questões sobre conhecimentos necessários da matemática comercial, como porcentagem, despesas, receita, lucro e prejuízo. O estudo seguiu para uma coleta dado sobre despesas e receitas dentro do fabrico, os quais foram apresentado uma planilha financeira. Buscamos realizar uma análise das entrevistas considerando que os conhecimentos matemáticos aplicados pelas as costureiras vinham mais da prática adquirida na profissão do que na vida escolar. Foi notório nas respostas das entrevistadas que os saberes da matemática comercial estavam presente, muita das vezes sem a formalidade dos termos e outras vezes com termos confusos. Mas é evidente nas respostas e também em alguns cálculos expostos na planilha financeira, que as costureiras fazem uso de habilidades advindas de conteúdos da matemática comercial e financeira, atualmente exigidas na Base Nacional Comum Curricular. Através das reflexões da matemática comercial utilizado pela as profissionais da costura, identificamos a necessidade da participação efetiva da universidade por meio de ações extensionistas que possibilitem melhor qualidade do dia a dia das costureiras.
Descrição: FERREIRA, M. A. A matemática comercial na profissão da costureira: um estudo nos fabricos da cidade São João do Tigre - PB. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30572
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcos de Araújo Ferreira.pdfPDF - Marcos de Araújo Ferreira961.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito231.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.