Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30579
Título: Geografia política de Araruna/PB e sua fragmentação territorial de 1870 a 1990
Autor(es): Ferreira, Wellson David Dias
Palavras-chave: Fragmentação territorial
Poder político
Emancipação
Araruna/PB
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: A relação entre política, poder e território é um tema de discussão significativa na Geografia. Essas interações são fundamentais na formação das sociedades, uma vez que diferentes grupos sociais têm interesses variados, às vezes conflitantes, resultando em disputas e divisões territoriais. O presente estudo se justifica ao analisar o processo de fragmentação do território do município de Araruna/PB. A pesquisa busca compreender o porquê e como ocorreu essa fragmentação ao longo do tempo. Para isso, tais escritos se concentram em identificar os interesses e objetivos de atores políticos relevantes que contribuíram para a reorganização do espaço territorial e do poder no município. Dessa forma, o trabalho tem por objetivo examinar a formação político-territorial de Araruna e sua respectiva fragmentação que originou outros municípios paraibanos como Cacimba de Dentro, Tacima e Riachão. O trabalho parte do método materialista histórico-dialético, sob uma perspectiva das transformações que ocorrem na natureza, no homem e também na sociedade no transcorrer da sua história, não considerando o mundo como um objeto fixo, pelo contrário, obtendo a visão de que tudo em sua volta se encontra em um processo contínuo de movimento e renovação. Metodologicamente, a pesquisa é de cunho qualitativo, com a presença de referencial teórico, investigação documental, a confecção de registros cartográficos e fotografias de indivíduos relevantes na (re)tomada de poder político e territorial do município de Araruna. A pesquisa visa lançar luz sobre os fatores políticos e sociais que moldaram a evolução do território de Araruna e o surgimento de novos municípios na região.
Descrição: FERREIRA, Wellson David Dias. Geografia política de Araruna/PB e sua fragmentação territorial de 1870 a 1990. 2023. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30579
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Wellson David Dias FerreiraTCC - Wellson David Dias Ferreira1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito564.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.