Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30585
Título: Projetos urbanos sensíveis à água como alternativa para a segurança hídrica em regiões semiáridas: Um estudo na cidade de Campina Grande - PB
Autor(es): Barreto, Ana Carolina Vasconcelos
Palavras-chave: WSUD
Gestão sustentável
Águas urbanas
Segurança hídrica
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: Em um contexto de intensas mudanças socioambientais e climáticas que desafiam a gestão das águas urbanas, torna-se mais reconhecida uma transição para adequação de infraestruturas que visam promover a resiliência das cidades. Essas infraestruturas integram os Projetos Urbanos Sensíveis à Água (WSUD), os quais oferecem uma abordagem alternativa para infraestruturas de água urbana, que visa apoiar a segurança hídrica. Este estudo envolveu um processo metodológico para a combinação de dois modelos espaciais de apoio à tomada de decisão relacionados com a segurança hídrica urbana na cidade de Campina Grande, Paraíba: o modelo de risco de escassez hídrica e o de susceptibilidade a inundações, desenvolvidos por estudos anteriores. A combinação dos modelos através de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) resultou no mapeamento de áreas potenciais para adequação espacial de WSUD. A abordagem proposta contribui com o mapeamento de áreas prioritárias em que a implementação de WSUD será mais eficaz para mitigação concomitante de escassez hídrica e inundações baseado em necessidades. Assim, o resultado do mapeamento das áreas prioritárias se constitui como um modelo espacial que visa o apoio à tomada de decisão de gestores públicos em novos projetos que incluem infraestruturas sustentáveis.
Descrição: BARRETO, Ana Carolina Vasconcelos. Projetos urbanos sensíveis à água como alternativa para a segurança hídrica em regiões semiáridas: Um estudo na cidade de Campina Grande - PB. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30585
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Carolina Vasconcelos Barreto.pdfTCC - Ana Carolina Vasconcelos Barreto1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito820.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.