Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30587
Título: Dinâmica da cianobactéria Raphidiopsis raciborskii e da cianotoxina saxItoxina em reservatórios do semiárido brasileiro
Autor(es): César, Maria Eduarda Dantas
Palavras-chave: Eutrofização
Florações de cianobactérias
Mudanças Climáticas
Neurotoxinas
Data do documento: 27-Nov-2023
Resumo: As florações de cianobactérias nos ambientes aquáticos vêm sendo relatadas como consequências das mudanças climáticas e da eutrofização, afetando todo o ecossistema aquático. Além disso, algumas espécies de cianobactérias são produtoras de cianotoxinas, como Raphidiopsis raciborskii, sendo produtora de saxitoxinas (STXs), podendo causar sérios riscos à saúde pública. Os reservatórios apresentam diferenças na abundância de cianobactérias, no qual a espécie R. raciborskii tem preferência em águas superficiais da coluna d’água. Com isso, o objetivo deste trabalho é investigar a variabilidade espacial e temporal da biomassa de R. raciborskii e identificar fatores ambientais que influenciam a sua dominância e produção de saxitoxina em reservatórios de abastecimento público da região semiárida tropical. As seguintes hipóteses foram testadas: a) Os maiores valores de biomassa de R. raciborskii e produção de saxitoxina ocorrem durante a estação seca e na superfície da região da barragem; b) As variáveis ambientais que explicam a biomassa de R. raciborskii são as mesmas que explicam a STXs. O estudo foi realizado em quatro reservatórios do estado da Paraíba, na estação chuvosa e seca, em três zonas (Lêntica, transição e lótica) e em três profundidades (superfície, limite ZE e fundo), nos meses de maio e novembro de 2022. Foram coletados parâmetros físico-químicos e amostras para análises de cianobactérias e cianotoxinas. Análises de Regressão Linear Múltipla foram realizadas para identificar os fatores ambientais que influenciaram as biomassas de R. raciborskii e produção de SXTs, e uma análise de regressão linear simples para verificar a relação entre biomassa de R. raciborskii e SXTs, também foi realizado um Modelo linear generalizado (glm) e uma PERMANOVA para observar as diferenças significativas em relação aos meses, zonas e profundidades entre os reservatórios. Nossos resultados mostraram diferença significativa das variavéis entre os meses nos reservatórios, R. raciborskii foi favorecida nos reservatórios pela turbidez, temperatura, precipitação e nitrato (N-NO3), enquanto as STXs apresentaram relação com a temperatura da água, nitrato e pH. Além disso, observou-se que a biomassa da espécie foi maior na estação seca e na superficie da coluna d’água e a saxitoxina também mostrou ser influenciada pela seca e em águas superficiais. Diante disso, concluímos que o estudo pode auxiliar no contínuo monitoramento desses reservatórios e na mitigação das florações de R. raciborskii e a produção de saxitoxinas, visto que podem causar sérios riscos à saúde pública.
Descrição: CÉSAR, Maria Eduarda Dantas. Dinâmica da cianobactéria Raphidiopsis raciborskii e da cianotoxina saxItoxina em reservatórios do semiárido brasileiro. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30587
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Eduarda Dantas César.pdfTCC - Maria Eduarda Dantas César1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito247.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.