Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30596
Título: Desafios do processo de ensino aprendizagem na sala de aula da EJA
Autor(es): Bernardo, Edinairan Cardoso
Palavras-chave: Plano Nacional de Educação (PNE)
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Ensino e aprendizagem
Data do documento: 12-Dez-2023
Editor: CDD 374
Resumo: O presente estudo tem como foco principal abordar o desenvolvimento da prática de ensino destinado aos jovens e adultos nas situações reais de educação. Com base nisso, visando contemplar, de modo introdutório essa temática, compreende-se que, em conformidade com a legislação brasileira, a Educação de Jovens e Adultos – EJA- é uma modalidade de educação prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), (Lei nº 9.394/96) no artigo 37, § 1º. No âmbito das regulamentações do Ministério da Educação (MEC), que garantem os direitos dos estudantes da EJA, destaca-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, Art. 4º. Inciso 1º, que estabelece as bases e diretrizes da educação nacional, abrangendo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Essa modalidade é destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade convencional. Assim, com objetivo de analisar o discurso teórico-Prático sobre o Ensino de Jovens e Adultos, presente no Plano Nacional de Educação - PNE, em consonância com a prática docente em sala de aula. De forma mais específica, buscou-se apontar a importância do desenvolvimento efetivo da Educação de Jovens e Adultos no cotidiano de sala de aula; refletir sobre a pertinência de uma formação docente com excelência e, por fim, relatar de que modo a prática de ensino da EJA é estabelecida por meio do PNE em contraste com as informações do IBGE e da pesquisa de campo. A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa básica, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, a partir de uma revisão bibliográfica aprofundado, que abrangerá documentos e resoluções do Ministério da Educação relacionados ao EJA, e, também, levantamento de campo que servirá como base sólida para compreender como a EJA é posicionada e abordada nas políticas educacionais.
Descrição: BERNARDO, E. C. Desafios do processo de ensino aprendizagem na sala de aula da EJA. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30596
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edinairan Cardoso Bernardo.pdfPDF - Edinairan Cardoso Bernardo715.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito271.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.