Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30600
Título: O romance do Pavão Misterioso: uma metáfora do aeroplano
Autor(es): Meireles, Jonas da Silva
Palavras-chave: Literatura de cordel
Identidade regional
Metáfora
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: Este artigo acadêmico tem por objetivo, compreender o uso da metáfora que está presente na literatura de cordel O Romance do Pavão Misterioso, escrito pelo poeta paraibano José Camelo de Melo Resende, porém sendo publicado em nome do poeta paraibano João Melquíades Ferreira da Silva em 1923. É nesse contexto que inserimos a literatura de cordel como uma literatura que marca a nossa identidade regional, nordestina e paraibana. A temática da metáfora que está presente na narrativa da história O Romance do Pavão Misterioso nos mostra expressões metafóricas para causar impacto na leitura instigando a curiosidade. O texto poético nos mostra que o lugar de tempo e espaço ocorre entre a Turquia e a Grécia, ambos países da Europa, sendo que a narrativa é feita na terceira pessoa. A metodologia utilizada é bibliográfica, porque relativiza teorias existentes em prol da literatura de cordel. Para a realização deste artigo acadêmico usamos o seguinte aporte teórico: Brandão (2021), Costa (2014), Andrade (2014) Castro (1978). Entre outros.
Descrição: MEIRELES, Jonas da Silva. O romance do Pavão Misterioso: uma metáfora do aeroplano. 2023. 30f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30600
ISSN: CDD 398.2
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jonas da Silva MeirelesTCC - Jonas da Silva Meireles898.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito574.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.