Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30602
Título: Avaliação do perfil das mortes violentas na região de Guarabira/PB
Autor(es): Rodrigues, Eugênio Warlley Goncalves
Palavras-chave: Odontologia
Odontologia Legal
Mortalidade
Data do documento: 21-Nov-2023
Resumo: Atualmente o perfil motivacional das mortes no Brasil está relacionado a circunstâncias associadas a causas externas e a processos degenerativos do corpo, de modo que óbitos violentos constituem a segunda maior causa de mortalidade no país, causando sobrecarga nos serviços de saúde, dos aparelhos sociais e do sistema judiciário, além de custarem anualmente, valores exorbitantes aos cofres públicos com medidas de prevenção, combate e com os impactos da violência. Nesse contexto, o presente trabalho tem como finalidade realizar uma avaliação do perfil das mortes violentas na região de Guarabira, no Estado da Paraíba, no ano de 2019. Este estudo possui um desenho do tipo transversal, tendo como características ser quantitativo, descritivo e analítico, utilizando análise univariada e bivariada, empregando o teste qui-quadrado e o programa SPSS 18.0. Tendo como resultado a análise de 190 laudos cadavéricos, de vítimas atendidas pelo Núcleo de Medicina e Odontologia Legal de Guarabira. O perfil populacional mais atingido foram homens jovens, com uma idade entre 19 e 29 anos, residentes de zona rural e com graus de escolaridade entre 1 e 3 anos. O instrumento lesivo com maior predomínio foram as armas de fogo acometendo 29% das vítimas e em 64,9% dos casos ocorreram algum tipo de lesão no complexo bucomaxilofacial.
Descrição: RODRIGUES, Eugenio Warlley Goncalves. Avaliação do perfil das mortes violentas na região de Guarabira/PB. 2023. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna - PB, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30602
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito257.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Eugênio Warlley Gonçalves Rodrigues.pdfTCC - Eugênio Warlley Gonçalves Rodrigues1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.