Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30606
Título: Explorando o ensino da geografia através do local: reflexões a partir do Projeto Nós Propomos! Geografia, Escola e Cidadania na Paraíba
Autor(es): Souza, Euríbia Gabryella dos Santos
Palavras-chave: Geografia escolar
Extensão Universitária
Educação cidadã
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: O presente estudo de conclusão de curso propõe refletir sobre as ações desenvolvidas a partir do Projeto de Extensão Nós Propomos! Geografia, Escola e Cidadania na Paraíba na Escola Cidadã Integral Francisco Pessoa de Brito, no município de Araçagi/PB. O escopo desta pesquisa se concentra particularmente na análise do papel desse projeto na promoção do envolvimento cidadão dos alunos e na ampliação da compreensão da Geografia local. Nesse sentido, a abordagem qualitativa foi empregada como metodologia, fazendo uso de observações participantes em sala de aula, entrevistas conduzidas com docentes e discentes, e a análise minuciosa dos materiais didáticos utilizados. Os resultados obtidos na presente investigação apontam para um impacto significativo do Projeto Nós Propomos! no ensino da Geografia na Paraíba, evidenciando uma melhoria na qualidade da aprendizagem e uma participação mais ativa e envolvida por parte dos alunos. Constatamos, de forma notável, um enriquecimento da compreensão da Geografia local, bem como uma maior consciência e participação cidadã. A análise dos materiais didáticos revelou sua eficácia na facilitação do processo de ensino e aprendizagem. Os resultados deste estudo contribuem substancialmente para o entendimento da eficácia do Projeto Nós Propomos! e da abordagem de aprendizagem baseada no local, delineando seu potencial como instrumentos de aprimoramento do ensino da Geografia na Paraíba e em outras regiões. Consequentemente, este estudo lança luz sobre a intrínseca conexão entre o conhecimento geográfico e a promoção da cidadania ativa e participativa. Como desdobramento dessas descobertas, são oferecidas orientações e sugestões para o constante desenvolvimento das práticas pedagógicas no âmbito do ensino da Geografia no estado da Paraíba, apresentando uma significativa contribuição acadêmica para a compreensão das relações entre a Geografia, a educação cidadã e o contexto local.
Descrição: SOUZA, Euríbia Gabryella dos Santos. Explorando o ensino da geografia através do local: reflexões a partir do Projeto Nós Propomos! Geografia, Escola e Cidadania na Paraíba. 2023. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30606
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Euríbia - finalizado.pdfTCC - Euribia Gabryella dos Santos Souza1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito457.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.