Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30607
Título: Remoção de mucocele de grande dimensão com laser de diodo de alta potência, e avaliação da cicatrização pós-cirúrgica: um relato de caso
Autor(es): LIMA, Diego Morais Santos
Palavras-chave: Laser
Odontologia
Estomatologia
Data do documento: 22-Nov-2023
Resumo: A mucocele ocorre quando há uma interrupção no fluxo de secreção das glândulas salivares, podendo interferir na deglutição, fala e respiração. O tratamento clássico indicado para este tipo de lesão é a remoção cirúrgica, podendo ser realizada por meio de laser de alta potência. Este trabalho objetivou apresentar um relato de caso de um paciente masculino, 16 anos de idade, submetido a uma cirurgia de remoção de mucocele de grande dimensão, realizada utilizando-se o laser de diodo de alta potência, atendido na clínica escola do curso de Odontologia/UEPB/CampusVIII, evidenciando-se o acompanhamento e avaliação da ferida cirúrgica pós-operatória por meio do instrumento RESVECH 2.0, modificado pelo autor para a avaliação de ferida em mucosa oral. Esse método cirúrgico foi escolhido para o caso devido aos benefícios clínicos pautados na literatura sobre seu uso. O paciente foi proservado em pós-operatório de 7, 21 e 30 dias para avaliação do reparo. A cicatrização da ferida cirúrgica ocorreu em segunda intenção. O instrumento RESVECH 2.0, escolhido para a avaliação da ferida cirúrgica, é abrangente para avaliação de feridas crônicas, feita pela análise do escore obtido ao final do acompanhamento, podendo variar de 0 (ferida cicatrizada) a 35 pontos (pior estado possível). O instrumento foi modificado pelo autor no sentido de adequá-lo para a avaliação de ferida em mucosa oral. O paciente evoluiu para um pós-cirúrgico sem dor e com leve parestesia localizada. A ferida cirúrgica teve contração de 45,28% já no retorno de 7 dias. Aos 21 dias de pós-operatório apresentou uma redução de 80,6% e 95,9% no retorno de um mês. Conclui-se que no acompanhamento de 30 dias, a ferida cirúrgica evoluiu do escore 16 ao 4, apresentando-se quase totalmente reepitelizada. Dessa forma, o laser diodo de alta potência confirmou-se como um método de tratamento eficaz, simples e seguro.
Descrição: LIMA, Diego Morais Santos. Remoção de mucocele de grande dimensão com laser de diodo de alta potência, e avaliação da cicatrização pós-cirúrgica: um relato de caso. 2023. 29p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna - PB 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30607
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdf136.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Diego Lima.pdf931.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.