Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30624
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Sabrina Martins do-
dc.date.accessioned2023-12-13T13:47:18Z-
dc.date.available2023-12-13T13:47:18Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30624-
dc.descriptionNASCIMENTO, Sabrina Martins do. Alfabetização e letramento geográfico nos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investigou acerca da relação pedagógica que há entre a Alfabetização e o Letramento com o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da análise de uma coleção de livros didáticos de Geografia. Aliando a interdisciplinaridade no ensino de Geografia em prol de uma aprendizagem significativa, relacionando os temas propostos já nos primeiros contatos que o aluno tem nos anos iniciais com as práticas do ensino de Geografia. Para aclarar teoricamente esta discussão, utiliza-se autores como Romão (2019), Breda e Straforini (2020) acerca da temática Letramento e Alfabetização, sobre o ensino de Geografia, Silva e Fonseca (2010), Callai (2005), acerca da interdisciplinaridade e ensino de Geografia, Fazenda (1994), dentre outros autores. A pesquisa se baseou na abordagem qualitativa, revisão de literatura e análise documental a partir de livros didáticos. Como resultados, este trabalho evidencia abordagens que inserem o aluno no mundo da leitura e da escrita, práticas sociais fundamentais para conhecer, interpretar e intervir positivamente no mundo em que vive, sendo este um dos aspectos fundantes do ensino de Geografia. Busca-se contribuir com os estudos no campo das didáticas e do ensino de Geografia, associando os atos e teorias da Alfabetização e do Letramento para uma compreensão maior de mundo, dos saberes e das formas mais variadas e específicas do ser e do estar no mundo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Angélica Mara de Lima Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetização Geográficapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento geográfico nos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sabrina Martins do NascimentoTCC - Sabrina Martins do Nascimento3.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito926 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.