Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30624
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Sabrina Martins do | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-13T13:47:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-13T13:47:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 910 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30624 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Sabrina Martins do. Alfabetização e letramento geográfico nos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investigou acerca da relação pedagógica que há entre a Alfabetização e o Letramento com o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da análise de uma coleção de livros didáticos de Geografia. Aliando a interdisciplinaridade no ensino de Geografia em prol de uma aprendizagem significativa, relacionando os temas propostos já nos primeiros contatos que o aluno tem nos anos iniciais com as práticas do ensino de Geografia. Para aclarar teoricamente esta discussão, utiliza-se autores como Romão (2019), Breda e Straforini (2020) acerca da temática Letramento e Alfabetização, sobre o ensino de Geografia, Silva e Fonseca (2010), Callai (2005), acerca da interdisciplinaridade e ensino de Geografia, Fazenda (1994), dentre outros autores. A pesquisa se baseou na abordagem qualitativa, revisão de literatura e análise documental a partir de livros didáticos. Como resultados, este trabalho evidencia abordagens que inserem o aluno no mundo da leitura e da escrita, práticas sociais fundamentais para conhecer, interpretar e intervir positivamente no mundo em que vive, sendo este um dos aspectos fundantes do ensino de Geografia. Busca-se contribuir com os estudos no campo das didáticas e do ensino de Geografia, associando os atos e teorias da Alfabetização e do Letramento para uma compreensão maior de mundo, dos saberes e das formas mais variadas e específicas do ser e do estar no mundo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Angélica Mara de Lima Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização Geográfica | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento geográfico nos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Sabrina Martins do Nascimento | TCC - Sabrina Martins do Nascimento | 3.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 926 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.