Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30625
Título: Plantas medicinais, geografia e valorização cultural: experiências de atividades realizadas no ensino médio, Sertãozinho, Paraíba
Autor(es): Silva, Luiz Weslei de Freitas
Palavras-chave: Ensino
Geografia Cultural
Plantas medicinais
Data do documento: 13-Dez-2022
Resumo: As plantas vêm, ao longo da história da humanidade, sendo usadas como recurso alimentar e terapêutico. Contudo, o conhecimento medicinal das plantas atrelado ao aspecto cultural é pouco discutido em sala de aula. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo realizar um levantamento das plantas medicinais do município de Sertãozinho, Paraíba, através de atividade de pesquisa desenvolvida com alunos do ensino médio da Escola Cidadã Integral Estadual Ensino Fundamental e Médio João de Freitas Mouzinho. As atividades foram realizadas por meio de aulas explicativas e pesquisas de campo, com aplicação de questionário a moradores locais e familiares dos alunos, além de raizeiros encontrados em feiras-livres do município. No geral, foram registradas 92 espécies de plantas medicinais. As espécies mais citadas pelos entrevistados foram a Hortelã miúda (Mentha crispa L.) (72 citações), a Canela (Cinnamomum zeylanicum Blume) (70 citações) e a Erva doce (Foeniculum vulgare Mill.) (70 citações). As espécies com maiores indicações de uso foram a Cavalinha (Equisetum arvense L.) (19 indicações medicinais), a Canela (Cinnamomum zeylanicum) (18 indicações) e o Gervão (Stachytarpheta cayennensis (Rich Vahl)) (18 indicações). Os chás consistiram na principal forma preparo dos medicamentos. Os tratamentos mais apontados foram problemas respiratórios, gripes, resfriados e problemas gástricos. As experiências didáticas trabalhadas com os educandos destacam que muitos deles já possuíam um conhecimento básico sobre as finalidades medicinais de algumas plantas. Verificou-se que o conhecimento popular sobre as plantas medicinais está ligado á vida cultural dos educandos no convívio familiar. O conhecimento tradicional, aliado ao conhecimento científico adquirido no desenvolver da pesquisa, permitiu trabalhar as aulas de Geografia, de forma dinâmica e interativa, com a possibilidade de resgate da valorização cultural presente no cotidiano do educando.
Descrição: SILVA, Luiz Weslei de Freitas. Plantas medicinais, geografia e valorização cultural: experiências de atividades realizadas no ensino médio, Sertãozinho, Paraíba. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30625
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luiz Weslei de Freitas SilvaTCC - Luiz Weslei de Freitas Silva1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito69.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.