Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30630
Título: Estratificação em resina composta no tratamento de dentes escurecidos: relato de caso
Autor(es): Silva, José Eduardo Galdino da
Palavras-chave: Materiais dentários
Estética dental
Resina composta
Data do documento: 16-Nov-2023
Resumo: Introdução: Atualmente, são recorrentes as alterações cromáticas nos dentes anteriores, as quais causam um impacto na harmonia do sorriso e consequentemente no bem-estar do indivíduo. As causas do escurecimento dentário são decorrentes de fatores intrínsecos e extrínsecos e as estratégias de reabilitação tem se tornado um desafio para o cirurgião-dentista. Diante disso, existem vários procedimentos menos invasivos como o clareamento dental, até os mais invasivos como as facetas diretas em resina composta para a resolução deste problema. Objetivo: Apresentar o relato de um caso clínico de recuperação estética dos elementos dentários 11 e 21 desvitalizados e escurecidos através da técnica restauradora de faceta direta, aplicando o método de estratificação com resinas compostas. Relato: Paciente do sexo masculino, leucoderma, 32 anos de idade, procurou um tratamento estético para a recuperação de cor e forma dos elementos dentários 11 e 21 tratados endodonticamente e com escurecimento. Após o exame clínico intrabucal e radiografia periapical o paciente foi diagnosticado com escurecimento dental de origem intrínseca. O plano de tratamento consistiu em uma sessão de clareamento dental de consultório, associado a três semanas de clareamento caseiro e posterior realização de facetas em resina composta nos dentes 11 e 21. Conclusão: As facetas diretas em resina composta são uma alternativa viável para o tratamento de dentes com substratos escurecidos, porém é primordial a percepção do profissional quanto a inter-relação das características ópticas dos dentes e dos diferentes materiais usados na execução de restaurações diretas, para que se obtenha um resultado natural e harmonioso.
Descrição: SILVA,José Eduardo Galdino. Estratificação em resina composta no tratamento de dentes escurecidos: relato de caso. 2023. 40f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna PB, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30630
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf255.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - José Eduardo Galdino da Silva.pdfTCC - José Eduardo Galdino da Silva.pdf1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.