Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30639
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Elias de Souza, Hayanne | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-13T18:53:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-13T18:53:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30639 | - |
dc.description | SOUZA, Hayanne Elias de. Geografia escolar e sustentabilidade: uma experiência a partir do uso do Reciquiz: na escola cidadã integral Francisco Pessoa de Brito – Araçagi/PB. 2023. 51f. Trabalho de conclusão de curso (graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente escrito busca analisar a inclusão dos temas de sustentabilidade e coleta seletiva no ensino de Geografia na Escola Cidadã Integral Francisco Pessoa de Brito, em Araçagi - PB. O objetivo principal é compreender como esses temas são envolvidos no contexto da disciplina eletiva “Cuidando, Encantando e Reciclando”, propondo ações que considerem a realidade local dos alunos. Além disso, o desenvolvimento do jogo Reciquiz como uma ferramenta interativa e lúdica para dinamizar o aprendizado de Geografia. A metodologia envolve uma pesquisa-ação, respaldada por uma revisão bibliográfica que abrange estudos sobre ensino de Geografia, sustentabilidade e coleta seletiva. Os resultados preliminares revelam a participação dos alunos na discussão e compreensão das questões ambientais locais, gerando um aumento no entendimento sobre os temas envolvidos. O Reciquiz, como uma estratégia lúdica, demonstrou ter sucesso ao engajar os alunos e fomentar uma conscientização mais aprofundada sobre sustentabilidade e coleta seletiva. Dessa forma, a abordagem dinâmica e participativa, exemplificada pelo Reciquiz, tem potencial para fortalecer a conscientização ambiental. A interação entre teoria e prática, aliada à colaboração entre professores e estudantes, reforça a importância de estratégias inovadoras no ensino de Geografia. Este estudo destaca a relevância e a relevância de abordagens mais dinâmicas para tornar o aprendizado mais eficaz e significativo para os alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Angélica Mara de Lima Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Conscientização ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | ReciQuiz | pt_BR |
dc.title | Geografia escolar e sustentabilidade: uma experiência a partir do uso do reciquiz: na escola cidadã integral Francisco Pessoa de Brito – Araçagi/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Hayanne Elias de Souza | TCC - Hayanne Elias de Souza | 1.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 449.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.