Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30644
Título: Expansão do espaço urbano do Bairro Novo em Guarabira-PB (2010-2020)
Autor(es): Silva, Danilo Ferreira da
Palavras-chave: Espaço Urbano
Cidade
Expansão Urbana
Data do documento: 5-Dez-2023
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a organização e os fatores relacionados ao crescimento do espaço urbano no município de Guarabira-PB, com o estudo in loco de um dos bairros dessa cidade, o Bairro Novo, tendo como recorte temporal os anos de 2010 a 2020. Os procedimentos metodológicos utilizados perpassam pela pesquisa bibliográfica, e a pesquisa em campo, sendo realizada visitações na localidade para registro de fotografias e entrevistas semiestruturadas com moradores mais antigos do Bairro Novo para a melhor compreensão desta expansão territorial. Nos últimos anos observou-se uma expansão em relação ao alargamento dos bairros no município de Guarabira-PB. Neste bairro em questão, houve uma expansão territorial, além de criação do loteamento Sol Nascente, localizado na área Nordeste do bairro. As construções habitacionais do Bairro Novo geralmente são de pessoas de classe média, contudo, observa-se que há problemas em relação a infraestrutura, como a pavimentação de suas ruas. Outro fator relevante, se dá a partir da premissa de o Bairro além de ser considerado um bairro “nobre” do município, em seu entorno há habitações em que residem muitas pessoas consideradas de classe média e/ou baixa. Neste sentido, a construção deste trabalho permite a compreensão sobre o processo de expansão do município de Guarabira-PB, assim como dos seus bairros, visando a compreensão do processo de expansão urbana do município.
Descrição: SILVA, Danilo Ferreira da. Expansão do espaço urbano do Bairro Novo em Guarabira- PB (2010-2020). 2023. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30644
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Danilo Ferreira da SilvaTCC - Danilo Ferreira da Silva2.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito113.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.