Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30646
Título: O karatê como instrumento de melhoria da qualidade física e habilidade motora do idoso
Autor(es): Campêlo, Antonio Vidal Galdino
Palavras-chave: Karatê
Qualidade de vida
Habilidade motora
idoso
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: Um instrumento de apoio à melhoria da qualidade de vida do idoso transformando mental e fisicamente quem o pratica em qualquer idade ao longo dos anos vividos, em especial o idoso, a arte marcial do Karatê traz em si a cultura de gestos motores de lutas e, de acordo com essa filosofia tem-se como objetivo constatar a melhoria da qualidade de vida dos idosos praticantes de Karatê no material de pesquisa analisado. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa com base em análise de artigos e escritos científicos (revisão bibliográfica). Em um dos artigos encontrados foi diagnosticado um resultado antropométrico com bons resultados nos participantes e sugerindo o karatê como método inovador para a qualidade de vida dos participantes do estudo quantitativo, em outro artigo foi diagnosticado por seus autores o resultado nas funções cognitivas e motoras em idosos com demências mistas, sendo o resultado benéfico no período de quadro meses de acompanhamento se utilizando o método de treinamento do karatê. Lopes Filho, afirma os benefícios dos resultados cognitivos e motores com o karatê. Concluiu-se, portanto, que existiu a estagnação de declínio da qualidade de vida dos idosos que praticaram Karatê com melhoria da qualidade motora e cognitiva levando os praticantes a um ambiente mais saudável consigo e com os seus pares.
Descrição: CAMPÊLO, Antonio Vidal Galdino. O karatê como instrumento de melhoria da qualidade física e habilidade motora do idoso. 2023. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30646
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Antonio Vidal Galdino CampêloTCC - Antonio Vidal Galdino Campêlo368.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito520.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.