Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3066
Título: Shopping Boulevard: fetichismo e consumo na cidade de Campina Grande
Autor(es): Farias, Ana Carolina Melo de
Palavras-chave: Shopping Boulevard
Fetichismo da mercadoria
Sociedade de consumo
Data do documento: 14-Mar-2014
Resumo: O Shopping Boulevard é para Campina Grande, uma das principais atividades responsáveis pelo crescimento da cidade atraindo consumidores não só dessa localidade, mas também das cidades vizinhas, bem como turistas. É buscando entender o funcionamento desses centros comerciais, mais precisamente o Shopping Boulevard, que desejamos discutir nesse estudo o âmbito econômico e como este reflete no modo de vida da sociedade dessa localidade, principalmente nas mudanças de hábitos e de consumo dos campinenses. Partindo da análise fetichista da mercadoria, tomamos como apoio teórico para essa discussão as análises de Karl Marx e dentro desse viés, analisaremos três momentos. No primeiro, será focado o contexto da pós-modernidade, bem como do surgimento de uma sociedade do consumo. A partir dessa análise será destacado o segundo momento, na qual iremos expor sobre o funcionamento dos shoppings centers e sua ascensão econômica. O terceiro momento buscará destacar informações a respeito do Shopping Boulevard- Campina Grande, ou seja, seu funcionamento, sua estrutura e como este coopera numa sociedade consumista. Tratando dessas questões, desejamos contribuir para uma maior discussão a respeito do desenvolvimento econômico e local dessa cidade, assim como no papel social gerado pela economia dos shoppings centers. O Shopping Boulevard em suma revoluciona os modos de vida dos campinenses, gerando consumo e mudanças de hábitos.
Descrição: Farias, A. C. M. de. Shopping Boulevard: fetichismo e consumo na cidade de Campina Grande. 2012. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3066
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carolina Melo de Farias.pdfAna Carolina Melo de Farias561.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.