Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30660
Título: O drama de Dom Cobb no filme "a origem (The Inception)”: Uma análise tridimensional dos sonhos
Autor(es): Pereira, Ana Letícia Orestino
Palavras-chave: Cinema
Psicoterapia
Análise Tridimensional dos Sonhos
Data do documento: 1-Dez-2023
Resumo: O cinema e os sonhos são temáticas presentes nas pesquisas científicas, em seus enfoques isolados. Porém, como partes de um mesmo objeto de estudo não é muito comum. Desta forma, diante do drama vivenciado pelo personagem Dom Cobb no filme "A Origem (The Inception)", interrelacionado com seus sonhos recorrentes, representando amplo sofrimento psíquico, este trabalho tem por objetivo analisar a representação onírica do ciclo vicioso do sofrimento vivenciado por Cobb e como isso se relaciona com sua vida desperta. Para tal, utiliza como instrumento de análise uma hermenêutica inovadora chamada Análise Tridimensional dos Sonhos (A.T. S), desenvolvida pelo pesquisador Gilvan de Melo Santos, a qual fundamenta-se nos princípios das principais teorias oníricas: a psicanálise de Sigmund Freud, a psicologia analítica de Carl Jung e Logoterapia de Viktor Frankl, numa visão antropológica que abrange as dimensões física, psíquica e noética/espiritual da pessoa humana, ainda explorando as categorias: sentimentos, símbolos e atitudes dos personagens representados na diegese dos sonhos. Como resultado espera-se que este trabalho aprofunde a hermenêutica utilizada e apresente a análise dos sonhos como uma importante técnica de exploração da psique humana e como um significativo instrumento no processo psicoterapêutico.
Descrição: PEREIRA, Ana Letícia Orestino. O drama de Dom Cobb no filme “A Origem (The Inception)”: Uma Análise Tridimensional dos Sonhos. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30660
ISSN: CDD 150
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Leticia Orestino PereiraTCC - Ana Leticia Orestino Pereira582.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito922.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.