Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30664
Título: Secagem da casca da bucha vegetal (Luffa cylindrica) e aplicação como bioadsorvente para efluentes têxteis
Autor(es): Silva, Marcos Vinicius Gonçalves da
Palavras-chave: Adsorção
Indústria Têxtil
Tratamento de Efluentes
Corantes
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: O Brasil é o 5° maior produtor têxtil do mundo, sendo o segundo setor que mais emprega na indústria de transformação, tendo as atividades de confecção como a principal atividade econômicas de várias regiões. A indústria têxtil é responsável pela geração de efluentes, que podem causar impactos ambientais negativos. Para mitigar esses impactos, é necessário tratar os efluentes têxteis antes de seu descarte. A técnica de adsorção apresenta-se como alternativa eficiente e econômica. Neste trabalho, foi estudada a viabilidade da casca de bucha vegetal como bioadsorvente para a remoção de corantes. Inicialmente, as cascas foram secas em estufa com circulação de ar a partir de um planejamento fatorial 2² com duas repetições no ponto central. As variáveis de controle foram à temperatura de secagem e a massa do material. A temperatura utilizada foi de 50, 60 e 70 0C e a massa 100, 200 e 300g. Durante o ensaio de secagem observou-se o monitoramento da perda de humidade em função do tempo, a partir destes dados foram construídas as curvas de secagem. Em seguida, foram realizados os ensaios de adsorção em banho finito com o produto obtido da secagem, nos ensaios de adsorção foram utilizados dois efluentes sintéticos um contendo corante 61-vinho e outro 15-natier. A partir destes dados foi realizado o estudo da cinética de adsorção. A investigação da isoterma de equilíbrio foi realizado na melhor condição de remoção de corante para ambos os corantes. Os resultados dos ensaios mostraram da cinética de secagem mostraram que quanto maior a temperatura de secagem e menor massa a taxa de secagem é mais elevada. Os dados obtidos foram avaliados utilizando os modelos de Page e Newton. A partir destes observou-se que o modelo de Page apresentou melhor ajuste aos dados experimentais de acordo com o teste de Akaike. A farinha da casca da bucha apresentou eficiência de remoção média do corante 61-vinho de 64% com melhor percentual de remoção de 69% e 70% para a melhor remoção do corante 15-natier. Os resultados dos ensaios mostraram que o modelo cinético de pseudo- segunda ordem apresentou melhor concordância com os dados experimentais, apresentando um coeficiente de determinação em média de 0,99 e teste de Akaike com valores mais negativos e menores erros padrão. O que supõe uma adsorção química. Os resultados mostraram que o modelo de isoterma de Sips é o que melhor descreve o processo de adsorção do corante sobre a farinha da casca da bucha, corroborando com o fenômeno de quimiossorção descrito pelo modelo cinético pseudo-segunda ordem. Desta forma, a farinha da casca da bucha vegetal mostra-se promissora como bioadsorvente de efluentes contaminados com corantes têxteis.
Descrição: SILVA, Marcos Vinícius Gonçalves da. Secagem da casca da bucha vegetal (Luffa cylindrica) e aplicação como bioadsorvente para efluentes têxteis. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30664
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marcos Vinicius Goncalves da SilvaTCC - Marcos Vinicius Goncalves da Silva1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito204.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.