Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30669
Título: Uma análise sobre o adoecimento mental de policiais militares da Paraíba
Autor(es): Ferreira, Mônica Araújo Barros
Palavras-chave: Psicologia
Saúde do trabalhador
Polícia Militar
Data do documento: 30-Out-2023
Resumo: O adoecimento mental está intrinsecamente relacionado à atividade policial militar, pelo fato da exposição contínua a estressores, tais como: violência, morte, risco à vida, elevada pressão na tomada de decisão, depreciação da atividade policial por parte da sociedade, ambiente de trabalho regido por fiscalização intensa, exaustão física e mental, dentre outros; sendo assim, um trabalho com alta possibilidade de adoecimento mental. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo realizar uma análise sobre o adoecimento mental em policiais militares, da Polícia Militar do Estado da Paraíba (PMPB). Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória de caráter quantitativo, utilizando como material para coleta de dados 135 prontuários de pacientes atendidos por psiquiatra, no Centro de Assistência Psicológica (CAPs) da PMPB, sediada em Campina Grande, na Paraíba. De tais prontuários foram extraídas questões sociodemográficas, funcionais e relativas ao fenômeno estudado. Na análise de dados, utilizou-se de análise estatística descritiva e realizou-se a categorização do material coletado. Os dados apontaram para um elevado número de diagnósticos voltados a Transtornos de ansiedade, tendo como principais sintomatologias: sintomas ansiosos, sintomas depressivos, distúrbio do sono, estresse e sintomas nervosos. As principais motivações para buscar o serviço estavam relacionadas à família, ao trabalho e à questão financeira. Por fim, observa-se a necessidade de aprofundar os estudos inerentes ao fenômeno junto ao público investigado, como também a manutenção e ampliação de cuidados com a saúde física e mental dos policiais militares, por parte do Estado e da Corporação, para que estes possam realizar seu mister com eficiência e eficácia junto a sociedade.
Descrição: FERREIRA, Mônica Araújo Barros. Uma Análise sobre o adoecimento mental de policiais militares da Paraíba. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30669
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Monica Araujo Barros FerreiraTCC - Monica Araujo Barros Ferreira567.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito414.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.