Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30675
Título: Higiene bucal em pacientes com transtornos psiquiátricos no CAPS de Araruna
Autor(es): Santos, Letícia Emanuella da Silva
Palavras-chave: Patologia Bucal. Saúde Bucal. Transtornos Mentais.
Data do documento: 21-Nov-2023
Resumo: O transtorno psiquiátrico é descrito como uma síndrome, de padrão comportamental ou psicológico. Os possíveis prejuízos desta condição são sofrimentos clinicamente signi ficativos ou incapacidade de realizar as atividades diárias. O risco para este transtorno é multifatorial e influenciado pelos fatores genéticos, experiências adversas precoces e fatores de personalidade. Os pacientes com transtornos psiquiátricos podem apresen tar algumas alterações orais devido às suas características, necessitando de maiores cuidados. Avaliar a higiene bucal em pacientes com transtornos psiquiátricos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Araruna/PB. Foi realizado um estudo transversal por amostra de conveniência. A amostra final foi de 32 pacientes. O instrumento de coleta de dados foi um formulário previamente elaborado, contendo informações sobre a iden tificação do paciente, medicamentos utilizados, comorbidades, hábitos deletérios, his tória clínica bucal, avaliação de lesões e saúde bucal. A pesquisa foi realizada no pró prio CAPS, na medida do possível, não afetaram a rotina dos pacientes, foi realizado um exame clínico minucioso para o diagnóstico de alguma alteração oral, parâmetros como CPO-D, ISG e lesões bucais foram avaliados. Os dados foram submetidos ao tratamento estatístico, utilizando-se os testes Qui-quadrado de Pearson e Kruskal-Wal lis. A amostra foi composta por 32 pacientes, com uma média de idade de 48,28 anos. A maioria era do sexo feminino (71,9%), pardos (50,0%), com esquizofrenia (40,6%). A comorbidade mais encontrada foi hipertensão (73,3%). Todos os participantes faziam uso de alguma medicação. A onicofagia foi o hábito deletério mais comum (21,9%). Dos pacientes, 21,9% eram edêntulos totais. Os pacientes com transtorno de bipolaridade e esquizofrenia apresentaram piores índices de saúde bucal (CPO-D de 19,08 ± 8,33 e ISG de 77,06 ± 18,89). A prevalência de alterações bucais foi elevada em pacientes com transtorno psiquiátrico. A população estudada apresentou um alto índice de CPO D e ISG, principalmente esquizofrênicos. O número de lesões bucais foi baixo.
Descrição: Santos, Letícia Emanuella da Silva. Higiene bucal em pacientes com transtorno psiquiátrico no CAPS de Araruna. 2023. 45p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba. Araruna-PB, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30675
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF. TCC Letícia Emanuella da Silva Santos .pdf1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF. Termo de Depósito .pdf231.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.