Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30676
Título: Relação da contenção ortodôntica e a saúde periodontal: revisão narrativa da literatura
Autor(es): Galdino, Luma Laureano
Palavras-chave: Ortodontia
Contenção
Saúde Periodontal
Data do documento: 5-Out-2023
Resumo: A contenção ortodôntica é extremamente importante para o sucesso final do tratamento ortodôntico, a escolha de qual tipo de contenção ser utilizada deve ser feita de forma individual, após uma análise do perfil e caso do paciente e que não provoque danos aos tecidos periodontais. Este trabalho teve como objetivo revisar a literatura de forma integrativa para investigar qual a relação entre a contenção ortodôntica e a saúde periodontal. Foi realizada uma revisão da literatura, onde foram selecionados artigos científicos nos idiomas inglês, espanhol e português, publicados no período dos últimos 5 anos, utilizando os descritores “gum recession”, “orthodontic retention” and “periodontics”, por meio das bases de dados National library of medicine national institutes of health (PUBMED), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scielo. Foram pré-selecionados 32 artigos, com base na análise do título e resumo, após, os estudos que apresentavam conformidade com os critérios de inclusão dessa revisão foram avaliados na íntegra e uma amostra de 15 estudos foram selecionados. Assim, diante dos estudos feito pelos artigos selecionados, foi observado que existe uma preocupação dos ortodontistas diante da contenção ortodôntica e sua relação com a doença periodontal, onde de fato, a contenção pode contribuir, juntamente com a deficiência da higienização do paciente para o acumulo do biofilme.
Descrição: GALDINO L, Luma. Relação da contenção ortodôntica e a saúde periodontal: Revisão Narrativa da Literatura.2023.25f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30676
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luma Galdino.pdf630.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF Termo de Depósito.pdf486.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.