Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30683
Título: A formação docente em biologia contemplada pelo programa residência pedagógica: um relato de experiência
Autor(es): Pontes, Raquel de Assis
Palavras-chave: Residência pedagógica
Ensino da Biologia
Ensino fundamental
Data do documento: 24-Nov-2023
Resumo: Este estudo explora os efeitos do programa Residência Pedagógica, conduzido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no desenvolvimento prático de estudantes de licenciatura. Em 2019, a iniciativa teve início no 4º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, estendendo-se até a Escola Municipal de Ensino Fundamental Judith Barbosa de Paula Rêgo, em Queimadas, onde foram concluídas as atividades planejadas. O principal objetivo é analisar os impactos e desafios da iniciação à docência, uma questão constante na formação de professores, sob a perspectiva dos residentes. A participação na Residência Pedagógica na UEPB desempenha um papel fundamental na formação de futuros professores, proporcionando uma experiência profissional inicial com um suporte organizado, composto por fases de preparação, observação e regência em sala de aula. É crucial que os temas abordados na universidade estejam em sintonia com as necessidades e realidades dos professores, e que haja um acompanhamento efetivo após a conclusão dos cursos, visando alcançar mudanças sociais significativas por meio da educação.
Descrição: PONTES, Raquel de Assis. A formação docente em biologia contemplada pelo programa residência pedagógica: um relato de experiência. 2023. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30683
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Raquel de Assis PontesTCC - Raquel de Assis Pontes368.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito82.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.