Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30688
Título: Análises do quadro de microalbuminúria em pacientes diabéticos
Autor(es): Araújo, Vinícius Soares de
Palavras-chave: Diabetes
Microalbuminúria
Função renal
Data do documento: 24-Nov-2023
Resumo: Diabetes mellitus é um distúrbio metabólico caracterizado pela hiperglicemia persistente, resultante da deficiência na produção ou na ação da insulina. Esta patologia está frequentemente associada a complicações que incluem problemas cardiovasculares, renais e oculares, sendo a nefropatia diabética uma complicação crônica comum, afetando cerca de 30% dos pacientes com diabetes. A hiperglicemia crônica é um fator de risco significativo para a nefropatia diabética, causando danos nos vasos sanguíneos renais. A microalbuminúria é uma ferramenta valiosa para o diagnóstico precoce de doenças renais, especialmente na nefropatia diabética, podendo ser indicativa de estágios iniciais da doença e desempenha um papel crucial na prevenção e tratamento de complicações renais e cardiovasculares associadas ao quadro diabético. O estudo teve como objetivo, investigar e determinar o perfil de pacientes diabéticos atendido em um laboratório clínico que possuíram predisposição ao desenvolvimento do quadro de doença renal crônica, através da detecção de proteinúria, em especial da microalbuminúria. através de método imunoturbidimétrico. A metodologia do estudo incluiu a obtenção de dados por meio de exames laboratoriais. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa e descritiva, realizando um estudo de corte transversal com pacientes submetidos a exames para análise de microalbuminúria, desenvolvido em um laboratório privado, localizado na cidade de Campina Grande-PB. A população do estudo consistiu em 213 indivíduos de ambos os gêneros e idades variadas, que realizaram exames de microalbuminúria, hemoglobina glicada, creatinina e ureia sérica, no período de maio a setembro de 2023, todos com quadro confirmado de diabetes. Ao avaliar o perfil desses pacientes, observou-se a prevalência do gênero feminino (67,14%) e a faixa etária mais evidente foi de 60-69 anos (26,75%). Com relação ao perfil glicídico dos diabéticos, houve uma maior presença de pacientes com valores de HbA1c superiores a 6,5% (46,94%), a microalbuminúria foi presente em 29,10% da amostra, a partir dessa parcela da amostra evidenciou-se valores de HbA1c elevados em 75% dos pacientes com quadro microalbuminúrico. Os exames de avaliação de função renal não demonstraram alteração em sua maioria, a ureia esteve normal em 86,16% das amostras e creatinina sérica em 89,23%. Conclui-se a partir deste estudo que os pacientes que apresentam quadro diabético devem adotar como medida de acompanhamento para evitar o desenvolvimento de maiores complicações. Isso pode ser alcançado através da realização periódica de exames como o de microalbuminúria e os demais que avaliam a funcionalidade renal, a fim de evitar a instalação de um quadro de nefropatia diabética.
Descrição: ARAÚJO, Vinícius Soares de. Análise do quadro de microalbuminúria em pacientes diabéticos. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30688
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de DepósitoTermo de Depósito91.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC - Vinícius Soares de AraújoTCC - Vinícius Soares de Araújo3.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.