Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30694
Título: Análise dos erros mais prevalentes em radiografias periapicais realizadas por estudantes de Odontologia
Autor(es): Alves, Caroline dos Santos
Palavras-chave: Radiografia Dentária
Diagnóstico por imagem
Endodontia
Data do documento: 13-Nov-2023
Resumo: A endodontia compreende a prevenção, diagnóstico e tratamento das enfermidades que acometem a polpa dental e os tecidos da região periapical. A cavidade pulpar é o espaço no interior do dente onde o profissional atua em tratamentos endodônticos, por isso, o exame radiográfico é essencial. No entanto, erros radiográficos, sejam eles relacionados a técnicas de processamento, ou à revelação do filme, podem prejudicar consideravelmente a conduta terapêutica, limitando a ação do profissional. O presente estudo avaliou os erros mais prevalentes em radiografias realizadas por alunos de Odontologia durante o tratamento endodôntico, além de categorizar os mais comuns e as possíveis causas. Tratou-se de um estudo transversal, em que foram selecionados prontuários dos pacientes atendidos na Clínica Escola do Curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, no período de 2017 a 2022. As radiografias, que compreendem as 5 etapas do tratamento endodôntico (para diagnóstico, odontometria, prova do cone, condensação lateral e radiografia final) foram digitalizadas e analisadas por dois examinadores especialistas em Endodontia, por intermédio de um formulário online elaborado com o Google Forms. Os dados foram analisados utilizando o software IBM SPSS versão 20.0. Do total de 341 radiografias coletadas, constatou-se 563 erros. Notou-se que 99,7% das radiografias apresentaram erros, sendo 62% erros de técnica, 36,4% de processamento e apenas 1,6% de armazenamento. Percebeu-se que a maioria dos erros são de Técnica, indicando a falta de paralelismo entre a borda do filme e as faces oclusais/incisais como o erro mais prevalente (35,5%), seguido de filme alto/baixo com corte da região apical/incisal (31,4%) indicando a necessidade de nova tomada radiográfica. Sobre a categoria de processamento, o erro mais encontrado na amostra foi relacionado a lavagem final (16,4%), demonstrando a alta ocorrência de erros radiográficos nas películas utilizadas para tratamento endodôntico. Concluiu-se que as radiografias utilizadas para consulta durante o tratamento de canal apresentaram erros, seja de técnica, processamento, armazenamento ou a combinação de diferentes situações, sendo os mais prevalentes relacionados a técnica. O erro de técnica mais recorrente foi falta de paralelismo entre a borda do filme e as faces incisais ou oclusais e lavagem final, na categoria de processamento. Dessa forma, entende-se a necessidade de ação por parte da Instituição para cumprimento de protocolos e melhoramento da prática radiológica e organização desses documentos no acervo da Universidade.
Descrição: ALVES, Caroline dos Santos. Análise dos erros mais prevalentes em radiografias periapicais realizadas por estudantes de Odontologia. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30694
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Caroline dos Santos AlvesTCC - Caroline dos Santos Alves1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito137.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.