Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3070
Título: A Militarização da segurança pública no Brasil: a polícia militar da Paraíba como defensora dos direitos humanos
Autor(es): Silva, Gilberto Felipe da
Palavras-chave: Direitos Humanos
Polícia Militar
Estado Democrático
Data do documento: 14-Mar-2014
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar o processo histórico da construção das Polícias Militares do Brasil, fazendo-se uma reflexão da Polícia Militar do Estado da Paraíba enquanto, por dever constitucional, mantenedora dos Direitos Humanos, imersos num Estado democrático de direito. Adotou-se a pesquisa bibliográfica, trabalhando-se o fichamento como instrumento de coleta de dados e a análise dos discursos como técnica, travando-se uma discussão teórica, envolvendo autores que abordam a temática deste trabalho científico. Evidenciou-se uma realidade que traduz uma forma lenta, embrionária e amadora da Polícia Militar da Paraíba assistir a sua população, reflexo do militarismo. Ficamos esperançosos de podermos compartilhar com outras visões críticas dos públicos interno e externo a PMPB, propiciando assim, mais um suporte teórico para subsidiar os gestores de segurança pública na adoção das mudanças que urgem em razão de suas pertinências.
Descrição: Silva, G. F. da. A Militarização da segurança pública no Brasil: a polícia militar da Paraíba como defensora dos direitos humanos. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3070
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilberto Felipe da Silva.pdfGilberto Felipe da Silva533.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.