Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30702
Título: Atuação da equipe de enfermagem na oncologia pediátrica: uma revisão bibliográfica sobre os cuidados à criança com leucemia
Autor(es): Nunes, Adilson Gregorio
Palavras-chave: Oncologia pediátrica
Leucemia
Câncer infantil
Assistência de enfermagem
Data do documento: 22-Nov-2023
Resumo: Os cânceres são doenças com características próprias que levam o organismo ao adoecimento. Em crianças com idades até 12 anos, o tipo mais comum é a leucemia, um tipo de neoplasia maligna que acomete o sangue e afeta o desenvolvimento celular normal das outras células da medula óssea. Por se tratar de uma doença que altera o funcionamento das células sanguíneas, o tratamento é longo e, por vezes, traumático para a criança internada e sua família, cabendo à enfermagem o dever de oferecer um cuidado integral e sistematizado. Assim sendo, justifica-se a realização do presente estudo que objetiva identificar os cuidados de enfermagem às crianças com leucemia no ambiente hospitalar. O estudo é uma revisão bibliográfica com abordagem descritiva. O levantamento bibliográfico foi feito nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências e Saúde (LILACS), na Bases de Dados em Enfermagem (BDENF), Medical Literature Analysis and Retrieval (MEDLINE), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Eletronic Library Online (Scielo). Através da revisão foi identificado algumas ações de enfermagem, como o uso do Brinquedo Terapêutico e do lúdico, o acolhimento, a humanização e os cuidados paliativos. A aplicação de tais cuidados durante o internamento da criança necessita ser constante, visando o atendimento integral da criança e proporcionando um ambiente em que a criança está sendo acolhida durante todo o seu tratamento.
Descrição: NUNES, Adilson Gregório. Atuação da equipe de enfermagem na oncologia pediátrica: uma revisão bibliográfica sobre os cuidados à criança com leucemia. 2023. 16 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30702
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Adilson Gregório Nunes.pdfTCC - Adilson Gregório Nunes281.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito104.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.