Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30703
Título: Percepção de médicos da estratégia saúde da família quanto ao manejo clínico de pacientes diabéticos com doença periodontal
Autor(es): Sousa, Hysla Dayane Angelo de
Palavras-chave: Diabetes Mellitus
Doenças periodontais
Manejo e prática em saúde
Data do documento: 17-Nov-2023
Resumo: O Diabetes Mellitus está associado a diversas complicações bucais que afetam a qualidade de vida dos pacientes, como, dentre elas, das quais destaca-se a doença periodontal. Assim, a relação bidirecional entre essas duas doenças, mostra-se como um aspecto importante durante o manejo de pacientes acometidos por elas. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar e traçar a percepção dos médicos da Estratégia Saúde da Família do município de Campina Grande-PB quanto à conduta a ser adotada para o manejo clínico do paciente diabético que apresenta algum agravo bucal, tal como a doença periodontal. Trata-se de um estudo transversal descritivo que utilizou um formulário estruturado para coletar dados gerais e específicos de médicos alocados nas unidades básicas de saúde, com base nas diretrizes publicadas pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Sociedade Brasileira de Periodontologia. Os dados foram tabulados no software IBM SPSS Statistics versão 20.0 e as variáveis do estudo foram analisadas por meio do teste Qui-quadrado de Person (p<0,05) para a geração dos resultados da pesquisa. Houve a participação de 57 médicos e desses, 73,7% afirmaram saber o que seria a doença periodontal e suas características clínicas (68,4%). Contudo, 57,9% nunca suspeitou, por meio da anamnese detalhada, que um paciente diabético poderia estar com algum agravo bucal associado a essa doença. Além disso, a maioria afirmou que não inclui perguntas sobre saúde periodontal (63,2%) na anamnese, mas que encaminharia ao periodontista ao perceber os sinais e sintomas (68,4%). No entanto, 75,4% não conhecem as diretrizes conjuntas da Sociedade Brasileira de Periodontologia e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia sobre o manejo clínico da inter-relação diabetes e periodontite. Nessa perspectiva, conclui-se que a percepção dos médicos a respeito do manejo clínico odontológico dos pacientes diabéticos é satisfatória, porém é necessária uma maior atuação interdisciplinar entre o cirurgião-dentista e esses profissionais, de forma que garanta um manejo clínico adequado desses pacientes, visando a prevenção da doença periodontal, bem como o diminuição de complicações diabéticas pela manutenção do status inflamatório diante de um quadro de doença periodontal.
Descrição: SOUSA, Hysla Dayane Angelo de. Percepção de médicos da estratégia saúde da família quanto ao manejo clínico de pacientes diabéticos com doença periodontal. 2023. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30703
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Hysla Dayane Angelo de Sousa.pdfTCC - Hysla Dayane Angelo de Sousa1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito314.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.